O Diário da Gratidão é um livro-caderno concebido por Cristina Núñez e Rafael R. Valcárcel para auxiliar a compreensão leitora do livro Emocionário. Diga o que sente.

Trata-se de um recurso interessante para repassar as experiências vivenciadas pela criança durante o dia, bem como encontrar nessas experiências motivos para o agradecimento e o bem-estar.

Os autores se baseiam nos estudos da psicologia positiva, para a qual a gratidão é uma porta para a felicidade.

livro diario da gratidao

O Diário consiste de dois espaços. Um para que a criança escreva como se sentiu durante o dia. E outro para que registre três motivos de agradecimento.

Além disso, seu leitor-escritor encontra frases curtas que convidam a reconhecer motivos de gratidão nos objetos e nas ações cotidianas. Ao encontrar nas pequenas experiências do cotidiano motivos para o agradecimento, o ajudará a conformar uma visão mais positiva de suas vivências.

Dessa forma, criar uma perspectiva positiva sobre as situações enfrentadas na vida pode se transformar em um excelente recurso para trabalhar a frustração, a decepção ou a raiva, por exemplo.

Os objetivos do Diário da Gratidão:

  1. Facilitar que a criança exercite a identificação de suas emoções.
  2. Aprender a expressar melhor suas emoções e seus sentimentos.
  3. Aprender a agradecer e a ser agradecido.

Página do Diário

pagina do diario da gratidao

No nosso blog já ensinamos você como incentivar seu filho a fazer um Diário das Emoções. Esses recursos educativos trazem muitos benefícios para as crianças. É uma possibilidade de aprender a se autoconhecer.

Claro que, como toda atividade, é necessário paciência para ver os resultados. Aqui sempre tratamos de atividade cujos benefícios vemos a longo prazo.

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.

6 Comentários

  1. Amei o material. Devemos no mantermos sempre atualizados e olhar para as necessidades dos nossos alunos.

  2. Sou grata a Deus por poder vivenciar e transferir conhecimento numa troca mútua, pois é a partir das experiências que poso me evoluir enquanto pessoa, quanto profissionalmente.

  3. Ao ler o material, fez-me ter curiosidade na aprendizagem por diferentes contextos, visto que, a educação possui um leque de informações e sempre devemos nos manter atualizados nas constantes mudanças atualizações do sistema educacional.

  4. Pingback: Diário da Gratidão: uma porta para a felicidade - Atividades Papapiu

Deixe Uma Resposta