A amamentação noturna se associa, de forma significativa, com uma maior duração do aleitamento materno, embora amamentar várias vezes à noite pode resultar bem cansativo.

Uma das práticas que pode facilitar as mamadas noturnas é a cama compartilhada. Se você decide dividir a cama com seu bebê é necessário respeitar uma série de normas para garantir sua segurança. Uma alternativa à cama compartilhada é a utilização de berços que se acoplam à cama, o que permite estar próximos, mas em superfícies separadas.

É perigoso dormir com o bebê no colo em um sofá ou em uma cadeira, deixa-lo sozinho na cama ou em um sofá ou compartilhar a mesma cama como outros irmãos, pessoas que não sejam seus pais ou com outros animais.

>>> Leia mais em Posições para amamentar <<<

bebe dormindo de barriga para cima seguranca

Dormir na mesma cama com seu bebê é seguro sim:

  • Seu filho ou filha nasceu de gestação completa e sem problemas graves de saúde.
  • Você optou pela amamentação exclusiva e à demanda.
  • Nem você nem o pai padecem de obesidade mórbida, fumam nem consomem bebidas alcoólicas, drogas ou medicamentos que provoquem um sono mais profundo do que o habitual.
  • Os dois sabem que o bebê compartilha a cama com vocês.
  • O bebê dorme de barriga para cima. Deita-lo de barriga para baixo ou de lado aumenta o risco de morte súbita do lactante.
  • Dorme com roupa leve, sua cabeça não está coberta e a temperatura do quarto não é superior a 20ºC.
  • O colchão é firme e não há edredom pesado tipo patchwork, mantas elétricas, almofadas grandes, bichos de pelúcias que possam impedir o lactante respirar em algum momento.
  • Não há espaços por onde o bebê possa cair ou ficar preso.

* Visto em GuiaSalud.es

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Deixe Uma Resposta