Criação com ApegoSER PAIS

É muito grande para mamar

muito grande para mamar 01

Não, não é. O leite materno é um alimento completo para humanos pequenos até os 6 meses de idade, quando também começam a necessitar de outros alimentos. É sua principal fonte de nutrição até os 12 meses de idade e uma parte muito importante de sua dieta até os 2 anos como mínimo. Não perde seu valor nutricional e sempre é muito melhor para eles que o leite artificial ou de vaca. A idade média do desmame natural está ao redor dos 2 a 4 anos, mas alguns bebês continuam se alimentando por mais tempo e outros decidem deter-se antes.

Já não precisa. Dê a ele somente leite de vaca!

É um bebê humano, não um bebê de vaca. Ainda que o leite materno ainda seja muito nutritivo para ele, poderia viver bem sem ela. MAS o leite materna não é somente nutrição. O leite materno está cheio de fatores protetores como a IgA secretora, um anticorpo que protege as membranas mucosas de seu intestino e o trato respiratório da infecção; lactoferrina, uma proteína de união ao ferro que priva os patógenos como E-coli e estafilococos de seu ferro e os mata; a lisozima, uma enzima que destrói partículas estranhas; e centos de outros componentes diferentes que ajudam a protegê-lo de doenças. Além disso, se demonstrou que o leite materno é um analgésico efetivo para procedimentos menores e lesões. Isso significa alívio instantâneo da dor e não chorar quando cai e machuca o joelho. Não se consegue isso com o leite de vaca!

Por que não pode, simplesmente, alimentá-lo com uma garrafa?

Em primeiro lugar, não tenho tempo para isso. Amamentar uma criança pequena, praticamente, não requer esforço.

Mais importante ainda, não se trata somente do leite. Alimenta-lo, diretamente, desde o peito significa que minha pele detecta patógenos em sua saliva, assim que produzo anticorpos para combatê-los antes de que adoeça. Da-nos uma onda de oxitocina que o faz sentir feliz e com sonho e fortalece o vínculo entre nós. O contato pele a pele ajuda os componentes analgésicos do meu leite a aliviar a dor instantaneamente quando se machuca a si mesmo e isso o ajuda a se acalmar depois de uma birra. Também tem ganas de ir à cama pela noite e dormir à tarde. 

Vai ser tão apegado!

Na realidade, é tudo ao contrário. Não posso tirar a vista dele durante dois segundos ou desaparecerá. E papai é seu favorito, não eu. Os bebês que são amamentados por mais tempo tem menos probabilidades de experimentar angústia por separação e ser “crianças pegajosas”, já que provavelmente para estar seguros em seu vínculo com suas mães.

Amamentar uma criança pequena é a norma biológica e ajuda os bebês a crescerem felizes, sãos e seguros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, se todos os bebês do mundo fossem amamentados até os 2 anos de idades, se salvariam as vidas de 800.000 crianças e se evitariam 20.000 mortes maternas por câncer de mama e de ovário.

* Texto de Sam Russell. Visto em Amo ser mamá y mi vida caóticamente hermosa.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

Cama compartilhada é seguro e beneficia a amamentação

Meu bebê está fazendo o peito de chupeta

Posições para amamentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *