AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoMaterial Montessoriano

Escrita e natureza

escrita e natureza

Escrita e natureza andam de mãos dadas. Uma volta no parque e tempo são fatores únicos que favorecem o brincar de desenhar e escrever na areia.  Quem conhece nosso blog há mais tempo, sabe que a a pequena da casa está no período sensível para as letras. Está super empenhada, reconhecendo as letras por todos os lados. Nós não forçamos nada, mas potenciamos o desenvolvimento de suas habilidades. Como? Criando o ambiente adequado para que explore seus interesses e deixando que vivencie a seu ritmo suas experiências.

Costumamos passear por parques e bosques da cidade. Nesses passeios, sempre gostou de pegar gravetos, folhas e flores. Ultimamente, se empenha em pegar pedaços de galhos e desenhar na areia. Nossa ação, quando isso ocorre, não é apressa-la para que continue o caminho. Apenas nos detemos a observa-la. Sentamo-nos e damos a ela o tempo que necessita para desenhar e escrever na areia.

escrita e natureza 01

Talvez, o maior “inimigo” do desenvolvimento da criança seja a pressa. Sabe aquela coisa de dizer: “Vamos, larga esse pau, está sujo. Vamos para frente. Anda, que estão nos esperando. Já estou cansada de ficar aqui esperando! Vamos que já estamos chegando ao parquinho.” Essas são frases fruto de nossa pressa de adultos. É difícil parar em um mundo tão frenético. Uma das coisas positivas de ter filhos é que nos ajudam a por um freio. Convidam-nos, continuamente, a parar, a descansar, a observar.

Por aqui, já abordamos o uso da caixa de areia Montessori, um material super interessante para o processo de leitura e de escrita. Uma atividade única para preparar para a alfabetização. No entanto, muitas vezes, um passeio na natureza e tempo são os elementos ímpar para que a criança mantenha acesa sua vontade de aprender.

escrita e natureza 02

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade cores da natureza

Atividade com conchas do mar - exercício de grafomotricidade

Caça ao tesouro da primavera

Como conectar com a natureza em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *