Educação Infantil

Espetacular resposta de um pai sobre por que paga para seu filho fazer esporte

resposta de um pai esportes

Muitos pais optam por algum esporte quando querem colocar seu filho em uma atividade extraclasse. Alguns levam tão a sério que começam a investir para que o filho treine o esporte como se profissional fosse se tornar. Se empenham em levá-los, disciplinarmente, aos treinos e aos campeonatos. Muitas famílias, mesmo vendo que os filhos jamais serão profissionais, se sacrificam por manter a rotina de prática do esporte.

Conheço uma família assim. Os pais deixam de lado seus compromissos para levar o filho aos treinos e partidas de futebol. Sua agenda se faz em função da atividade do filho. Alguma vez já me peguei pensando o que ganham com isso. Especialmente porque o menino tem bastante dificuldade na escola.

Um pai decidiu responder a essa pergunta que alguém lhe fez. Sua resposta é tão assertiva que tem circulado na internet.

Apoio à prática do esporte

Por que gastar tanto dinheiro e tempo para que seu filho treine tênis, karatê, volei, futebol, basquete ou outro esporte?

O pai respondeu:

Bom, tenho uma confissão a fazer: eu pago não para que meu filho treine e jogue. Sabe o que estou pagando? Pago para que meu filho aprenda a ser disciplinado. Para que aprenda a cuidar de seu corpo e de sua mente. Para que aprenda a trabalhar com os demais e seja bom companheiro de equipe. Para que aprenda a lidar com a decepção quando não obtenha o que esperava, mas sabe que tem que trabalhar mais duro. Para que aprenda a alcançar seus objetivos. Para que aprenda a leva horas e horas de trabalho duro e treinamento para conseguir um campeonato e que o sucesso não ocorre da noite pro dia. Pago pela oportunidade que terá meu filho de fazer amizades para toda a vida. Para que esteja em campo jogando e não na frente da televisão. Por esses momentos em que meu filho volte tão cansado que só quer chegar para descansar e não pensa nem tem tempo de andar à toa ou em coisas ruins. Por todos os ensinamentos que o esporte lhe dá: “responsabilidade, humildade, entrega, amizade, convivência, entre outros”.

Poderia seguir, mas para ser breve: não pago pelo trino, pago pelas oportunidades de desenvolver atributos e habilidades que lhe serão muito úteis ao longo de sua vida e dar-lhe a oportunidade de valorizar a vida. Pelo que vi até hoje… acredito que é meu melhor investimento.

Foto @GuiaInfantil

Posts relacionados

10 benefícios de aprender música para as crianças

Pirâmide de atividade física para a infância

As 5 melhores e mais baratas atividades extraclasse

Benefícios do esporte para a saúde mental da criança

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *