AtividadesAtividades de Alfabetização

Exercícios para estimular a linguagem

exercicios para estimular a linguagem

Podemos estimular a linguagem da criança desde muito cedo. Aos três meses de vida, o bebê começa a emitir sons. Desde esse momento, podemos estimular a linguagem com algum exercício. Por exemplo, imitando os sons que o pequeno produz. Também podemos fazê-lo cantando, lendo livros, contando histórias…

No entanto, a partir dos 12 meses, e até mesmo antes, o bebê pode fazer exercícios ativos que o preparam para falar. São ações que fazem parte de seu cotidiano que trazem muitos benefícios já que trabalham os músculos da face, que lhe permitirão pronunciar os fonemas. Logo, falar.

3 Exercícios eficientes para estimular a linguagem

Propomos três exercícios que você pode ter em conta para estimular a linguagem do bebê. São ações que fazem parte do cotidiano da criança e que devem sempre estar presentes. Não significa que tenhamos que dizer à criança: “Agora vamos tomar suco no canudo”. Simplesmente, alterne o modo de absorver o líquido. Por vezes, tomando direto no copo. E, em outros momentos, em um copo com canudinho.

1. Soprar

Soprar ajuda no desenvolvimento da linguagem, exercitando os músculos que intervém na fala, especialmente, os das bochechas. O sopro, além disso, melhora a pronúncia e ajuda a consolidar os fonemas.

Deixo um link sobre a importância de soprar para o desenvolvimento da linguagem.

2. Absorver líquido

Tomar líquidos com o canudinho é uma atividade que estimula e favorece a clareza da fala da criança.

3. Imitar os sons dos animais

O uso de sons de animais favorece o desenvolvimento da linguagem e a discriminação auditiva das crianças. Esse exercício pode ser feito em família. Nomeie o animal. Você pode colocar o som real produzido pelo animal para que a criança o escute. Em seguida, imite o som. Motive a criança a imitar também.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Como fazer televisão de caixa de sapato passo a passo

Atividades dos Três Porquinhos para Educação Infantil

Atividade com animais selvagens e suas peles

Atividade de leitura e escrita criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *