Flutua ou afunda? A criança entende melhor esses conceitos se os visualiza. Uma das formas é este incrível e simples experimento de ciências infantil com mexerica. Esta atividade de ciências pode ser feita em casa com poucos materiais. Trata-se de uma experiência com mexerica. Qual o seu palpite?

Materiais necessários

Para este experimento você vai precisar de:

  • 2 mexericas ou laranjas pequenas
  • 2 recipientes cilíndricos
  • Água

Passo a passo do experimento de ciências infantil

Encha os dois recipientes com água. Jogue uma mexerica sem descascar e veja o que acontece. Flutua ou afunda? Descasque a outra mexerica e jogue no outro recipiente. Flutua ou afunda? Compare os resultados:

flutua ou afunda experimento com mexerica 01

Flutua ou afunda? Entenda o que ocorre

Por que a mexerica com casca flutua e a que está descascada afunda? A explicação é simples. Se recordamos que o ar tem menos densidade que a água, nos damos conta de que o ar existente entre a casca e a polpa da fruta faz com que flutue. Além disso, a mexerica sem casca é mais permeável à agua que se introduz na membrana dos gomos, aumentando seu peso.

Fica claro que, muitas vezes, poucas coisas podem levar a um momento de aprendizado único. A carinha de assombro da criança ao ver algo, aparentemente, mágico,  como uma mexerica flutua enquanto a outra não, acabam por ganhar sentido com uma explicação científica.

É muito importante fazer esse tipo de experimento com as crianças para desenvolver a curiosidade pelas coisas que ocorrem ao seu redor. Ao fazer uma experiência, ela reflete sobre possíveis resultados e é desafiada a encontrar soluções aos problemas, caso lhe seja solicitado. Espero que tenham gostado. Em breve publicaremos novas experiências de ciências!

Author

Deixe Uma Resposta