Compartilho com vocês uma atividade de ciências bem interessante: as bolas borbulhantes. Trata-se de um divertido experimento químico simples com um resultado muito divertido. Com os mesmos elementos utilizados nesta experiência, podemos apresentar de diferentes maneiras. Por aqui mesmo já mostramos uma pintura efervescente:

Pintura efervescente com vinagre e bicarbonato de sódio

Desta vez, bolas borbulhantes. A mistura de um ácido com uma base reage formando sal e água. Ou seja, o vinagre (ácido), ao se misturar com o bicarbonato de sódio (base), reage e se transforma em água, acetado de sódio (sal) e dióxido de carbono (gás).

A reação química termina quando se deixa de produzir água.

Materiais necessários

  • bandeja de cubos de gelo com formas de semicírculos ou no formato que desejar
  • água
  • bicarbonato
  • vinagre
  • corante alimentar
  • contagotas
  • prato fundo

experimento-de-ciencias-01

Experimento para crianças – as bolas borbulhantes

Primeiramente, mistura um copo de água com meia taça de bicarbonato. Acrescente o corante e mexa bem. Distribua tudo pela bandeja de forma e deixe congelar. Nós usamos uma caixa de ovos de codorna para fazer semicírculos.

Tire do congelador e coloque as formas em um prato fundo. Em uma pequena vasilha coloque vinagre e ofereça à criança junto com um contagotas. Enquanto a criança trabalha a coordenação motora fina através da transferência de líquito, observa como as bolas começam a se desmanchar formando várias borbulhas.

experimento-de-ciencias-02

Ao usar o contagotas, a reação química é algo mais lenta. Se quiser que seja mais rápida e explosiva, coloque mais vinagre diretamente sobre as bolas, realizando a transferência com uma pequena jarra por exemplo.

Para este experimento para crianças, usamos as cores azul e amarelo para que Laura observasse, uma vez mais, como formam o verde ao se misturarem.

experimento-de-ciencias-03

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

Deixe Uma Resposta