AtividadesAtividades de ArtesBrinquedos reciclados

Fazer O Monstro das Cores com rolo de papel higiênico

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 06

Compartilho com vocês o nosso Monstro das Cores com rolo de papel higiênico. Isso mesmo! Uma trabalhinho de artes com material reciclado que rendeu brincadeira durante todo o dia. Então, está evidente que O Monstro das Cores, livro de Anna Llenas sobre as emoções, é a grande paixão de nossa família.

Desde antes de Laura completar um aninho, lemos para ela. Tem nos sido aliado nesse processo dela compreender as emoções experimentadas. Por aqui já publicamos várias atividades que fizemos sobre o livro:

Material necessário

  • 7 Rolos de papel higiênico
  • Pinturas nas cores das emoções: amarelo, azul, vermelho, preto, verde, rosa e também o branco
  • Pincel
  • Paleta para colocar as pinturas

O Monstro das Cores com rolo de papel higiênico

Como fazer O Monstro das Cores com rolo de papel higiênico? O primeiro de tudo é ter em mãos o livro e o material necessário. Como já terá visto, é possível utilizar material reciclado e pouco mais para conseguir um material bem divertido para a criança.

Se você ainda não tem o livro, deixo o link do Amazon para a compra:

E também nossa resenha:

Agora vamos ao passo a passo!

Se você observar a imagem de entrada do post, verá que o Monstro rosa está bem melhor acabado do que os demais. Então, fui eu quem fiz para que Laura aprendesse como fazer. Ela quis fazer todas as emoções. E o resultado, particularmente, me agrada. Não que seja esteticamente bonito, mas é interessante ver a percepção das emoções por parte de uma pequena de 3 anos e meio plasmada em uns rolos de papel higiênico.

Para fazer o Monstro das Cores com esse material reciclado, primeiro, em uma das extremidades do rolo, dobre uma e outra vez. Dessa forma fazemos o formato da cabeça, com as duas orelhas.

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 01

Pinte cada uma das cores. Mas aproveite para reler o livro junto com a criança antes de pintar. No nosso caso, Laura foi escolhendo, aleatoriamente, que emoção queria pintar. Abríamos o livro na parte da emoção e lia para ela. Depois conversávamos um pouco sobre que situações nos causavam uma ou outra emoção. É importante que você também conte o que te faz sentir alegre, triste… Quando você o faz, a criança percebe que todos nós sentimos as mais diferentes emoções e que também temos que buscar formas de controlar o que sentimos.

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 02

As ilustrações do livro foram modelos para que Laura pintasse os olhos, a longa sobrancelha, a boca e dentes. E que não falte o detalhe de seus pelos pelo corpo. Tudo isso foi conseguido com uso da tinta preta.

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 03

O único que destaco é que, no caso do Monstro do Medo, optei por mostrar-lhe a fusão do preto e do branco para formar a cor cinza. Deixamos um cinza mais escuro. Isso era necessário para que, posteriormente, pudesse pintar a cara do monstro.

Jogo simbólico com o Monstro das Cores

Depois de secos, as emoções do Monstro das cores com rolo de papel higiênico tinham destino certo. Iam passear com a gente até o parque. Laura colocou todos na mochilinha. Dizia que tinha que fazer uma casa para eles. Essa casa, minha gente, era de pedras. E tinha até jardim.

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 04

Ali, à beira do rio, nos detivemos imersas no jogo simbólico. As emoções ganharam vozes e conversavam entre elas. Foi um momento em que pudemos, uma vez mais, falar sobre sentimentos. E essa é a oportunidade mais importante no trabalho das emoções com as crianças. É através do diálogo que ela constrói seu conhecimento sobre o que sente e aprende a administrar cada uma das emoções e sentimentos.

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 05

Ao brincar de dar voz às emoções, consegue situa-las nas mais distintas ocasiões. Consegue distinguir o que cada uma provoca. E, ao transforma-las em personagens que dialogam entre si, a criança aprende que as emoções podem conviver juntas.

Monstro das Cores com rolo de papel higienico 07

Super recomendada essa brincadeira! Aqui em casa rendeu, ainda, muitos jogos! Realmente, incrível!

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Como fazer foguete espacial da SpaceX com rolos de papel

Móbile bailarina Montessori para bebês

Monstro das Cores reciclado

Como fazer pipa japonesa koinobori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *