AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoHistória Infantil

Festa do pijama infantil para incentivar a leitura!

Festa do pijama bichos de pelucia

Vamos fazer uma festa do pijama infantil para incentivar a leitura! Convenhamos, fazer com que as crianças gostem de ler pode parecer tarefa fácil. Mas não é. É certo que elas se interessam pelos livros desde bebês porque as ilustrações chamam muita atenção. É essa uma forma de explorar e conhecer mais o mundo ao seu redor. No entanto, quando a família não fomenta a leitura, o mais provável é que, com o passar dos tempo, a criança deixe de demonstrar interesse pelos livros.

Por que isso ocorre? Ler é uma atividade que exige maior tempo de concentração. É necessário um lugar tranquilo e de estar calmo para ler. Como há muitos outros estímulos para mover o corpo, a criança acaba deixando a leitura como uma atividade secundária. Então, como fomentar?

Festa do pijama infantil para bichos de pelúcia

Em bibliotecas do mundo todo existe um projeto chamado Festa do pijama infantil para pelúcias na biblioteca (Stuffed animals for a sleepover at the library). As crianças levam seus bonecos de pelúcia para passar uma noite na biblioteca com os bonecos de outras crianças. Juntos se divertem e desfrutaem das maravilhas que trazem os livros.

No dia seguinte, ao buscar seu amigo pelúcia, a criança descobre que livro leu. Através de fotos que fazem os voluntários do projeto, ela vê como seu amigo brincou com seus companheiros. Os resultados do projeto demonstram que as crianças se animam a ler o mesmo que o brinquedo leu. Inclusive fazem a leitura do livro a seu boneco.

Na primeira infância, as crianças começam a distinguir entre a fantasia e a realidade. No processo de leitura, quando somos nós pais a contar-lhes o conto, a história é recebida de forma passiva. Mas, se são as próprias crianças a contar o que leem (ou veem) a seus bonecos, a leitura se torna em algo espontâneo, o que ajuda muito no fomento da atividade.

turma da monica trabalhar com as emocoes 01

Festa do pijama em casa

Em casa mesmo já praticamos a festa do pijama infantil com os bonecos da Laura, mesmo antes de ter lido sobre essa iniciativa. Na publicação Turma da Mônica: a maior fonte para trabalhar as emoções, lhes mostrava como nossa pequena monta a creche em casa e conta historinhas para seus bonecos.

Tenham em conta que, ainda que as crianças de 0 a 6 anos não saibam ler as palavras, pouco a pouco, aprendem a ler as imagens. Permitir-lhes ser aquele que narra o que vê, além de possibilitar o melhor desenvolvimento da linguagem, permitimos que viva a leitura como algo divertido e participativo. Também é através dos livros que estimulam a imaginação, expressam suas emoções e estão em contato com o mundo.

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Livros infantis para aprender as vogais

Meu primeiro livro infantil encadernado

Livros infantis sobre emoções para crianças

Todos Somos Extraordinários - um convite ao exercício da empatia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *