Educação EmocionalEducação InfantilPedagogia PiklerSER CRIANÇA

Frases de Emmi Pikler sobre o movimento livre e a atividade auntônoma dos bebês

emmi pikler

A pedagoga húngara Emmi Pikler dedicou sua vida a investigar sobre o papel do adulto no desenvolvimento motor das crianças. Sobre essa base desenvolveu uma pedagogia centrada nos primeiros anos de vida das crianças, etapa decisiva na formação do ser humano. Ainda assim, poderia ser aplicada às demais etapas da infância. Esse sistema educativo está baseado na aprendizagem autônoma das crianças, sem a intervenção dos adultos.

A pedagoga acreditava que a criança deveria explorar o mundo por ela mesma. Só assim conseguiria desenvolver sua autonomia e autoconfiança. Cada uma em seu ritmo é capaz de desenvolver todas as etapas do processo motor de forma livre, sem interferências. Para isso, basta uma roupa cômoda, espaço adequado e liberdade de movimento.

Reunimos aqui 6 frases que refletem o pensamento de Pikler sobre o movimento livre e a atividade autônoma dos bebês.

Frases de Emmi Pikler

1. Tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial.

2. Quando uma criança atua por iniciativa e interesse próprio, adquire capacidades e conhecimentos muito mais sólidos que se tratamos de lhe ensinar.

3. É essencial que a criança descubra por ela mesma. Se lhe ajudamos a solucionar todas as suas tarefas, lhe tiramos o mais importante para o seu desenvolvimento mental. A criança que consegue algo por meio de experimentos autônomos adquire conhecimentos completamente distintos dos de uma criança a qual é oferecida previamente a solução.

4. No início mãos são tudo para a criança. As mãos são a pessoa, o mundo.

5. No relacionamento, o adulto faz tudo ‘com’ o bebê e não faz nada ‘para’ o bebê.

6. A prudência e a autoconfiança se desenvolvem se permitirmos que as crianças se realizem, gradualmente, uma nova tarefa sem que interfiramos nela.

Veja também:

Pedagogia Pikler

Na seção Pedagogia Pikler, você encontra um conteúdo selecionado sobre a aplicação dessa abordagem em casa com nossos filhos. Além disso, também há informação sobre o material Pikler e como utiliza-lo adequadamente. Essa é uma abordagem muito interessante que coloca a criança em primeiro plano. Além disso, fomenta o movimento livre e o brincar livre. Leia mais:

Posts relacionados

Montessori para todos

A mãe frouxa

Interpretar o choro do bebê

A educação ajuda a pessoa a aprender a ser o que é capaz de ser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *