Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Guarda-roupa montessoriano ao alcance das crianças

Uma das características do quarto montessoriano é disponibilizar guarda-roupa e estantes de brinquedos na altura da criança. Ela deve ter a possibilidade de ver sua roupa, ordená-la e escolher o que deseja vestir. Além disso, ajuda no seu desenvolvimento como sujeito autônomo e independente. Nesta publicação, vamos tratar do guarda-roupa montessoriano, como compõe o quarto e como podemos ajudar nossos filhos a aprenderem a escolher suas roupas e vesti-las.

Como deve ser um guarda-roupa montessoriano?

Em primeiro lugar, mostro como é o guarda-roupa montessoriano do quarto da nossa filha. Quando nasceu, havíamos optado por outro todo aberto, sem portas, com cabideiro que trazia expostas suas roupinhas. Como resultado, tínhamos um guarda-roupa à sua altura muito original e nós ficamos encantados!

Sempre nos haviam avisado de que os bebês, quando começam a engatinhar, começam a abrir todas as gavetas. Logo, o que era muito bonito, não era tão funcional. Desde estão nos demos conta de que, realmente, não era prático. Era muito cansativo estar, continuamente, dobrando roupas. Menos de um ano mudamos o sistema de organização das roupas.

guarda-roupa montessoriano quarto bebe

Escolhemos um guarda-roupa à sua altura, mas com portas. Laura consegue abri-lo facilmente e manejar suas roupas. Mas, uma vez que tem portas, ela não insiste em abrir. Já tem aprendido que se abre o armário antes de sair de casa ou de tomar o banho. Portanto, havíamos conseguido um resultado melhor com esse guarda-roupa.

Dentre as características de um guarda-roupa montessoriano estão:

  • Em primeiro lugar,estar ao alcance da criança, à sua altura.
  • A roupa também deve estar visível e/ou acessível.
  • Outro ponto a destacar:permitir o menino organizar sua roupa facilmente.
  • Finalmente, deveria ter algumas seções para separar a roupa (camisetas, calças, meias…).

A criança pode escolher a roupa que quer vestir?

Esse é um ponto que considero complicado no método Montessori. Li bastante sobre o assunto e chego à conclusão de que, para motivar nossas crianças a que se vistam por si mesmas e escolham suas roupas, é necessário haver um limite sobre as decisões que deve tomar.

@Pinterest

Em nossa casa, pouco a pouco, deixamos que ela tome decisão do que vestir. No entanto, oferecemo-lhe dois ou três conjuntos de roupa para que escolha. Convenhamos que as roupas hoje são mais baratas e tendemos a ter bastantes peças no armário de nossos filhos. Logo, se o guarda-roupa é o único espaço onde temos todas as roupas da criança, seria complicado deixar que tome uma decisão sobre um leque tão grande de opções. Penso até que ponto não seria superestimular nossos filhos.

Se você tem a opção de ter um quarto grande, onde possa ter o armário, mas igualmente um cabideiro infantil para dispor umas quantas peças de roupa, isso seria o ideal. Como resultado esperado, a criança teria sua atenção centrada no cabideiro e faria sua escolha dentre as peças disponíveis.

guarda roupa montessori casa 01

@Chalk Kids

Você poderia pensar que, portanto, que talvez a criança não seja tão livre para tomar suas decisões, se limitamos suas escolhas em duas ou três opções.. Lembremos que nós já tomamos a decisão sobre a compra de suas roupas. Até certa idade, se vestem mais conforme nossos gostos do que os dela próprio. O melhor é sermos sempre coerentes com nossas decisões, tendo em conta o que consideramos o mais adequado a nossos filhos.

Algumas ideias inspiradoras

Há ideias inspiradoras de guarda-roupa à altura da criança. Um incentivo, sobretudo, para que você se anime a comprar um para seu filho. Ao fazê-lo, você anima seu filho a tomar decisões desde cedo, definindo suas preferências. É uma maneira, especialmente relevante, de darmos liberdade para definir sua própria personalidade.

Guarda-roupas

Geralmente, o guarda-roupa montessoriano é de madeira, mais ou menos no formato de um quadrado e que cabem um número reduzido de peças de roupas e sapatos. Essa é uma forma de facilitar o trabalho da criança na hora de escolher o que vestir.

Cabideiro montessoriano 

O cabideiro está muito de moda na decoração infantil. Em uma casa Montessori, pode dar um ar fresco e mágico para o espaço. O difícil é encontrar cabideiros pequenos. O ideal, portanto, é pedir a um carpinteiro que faça um para você, caso opte por esse estilo. O primeiro guarda-roupa de Laura era um cabideiro. Era lindo. Estava situado próximo à sua cama montessoriana. O único que me incomodava é que todos que o viam, elogiava muito o resultado, mas sempre diziam ao final: “Que lindo, parece uma lojinha!”.

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

O respeito pelo espaço da criança

Pôsteres animais marinhos

Parede de escalada para o quarto das crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *