Educação EmocionalEducação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇASER PAIS

Ideias para criar uma mesa da paz: aprendendo a se acalmar

mesa da paz montessori en casa

Em Montessori, a mesa da paz é um recurso útil para a ajuda da resolução de conflitos. Para montar uma mesa da paz em casa, serão necessários alguns objetos. As mesas são distintas e nós pais podemos optar por que objetos nos pareça mais adequado para trabalhar com a criança.

Ideias de objetos para a mesa da paz:

1) Um objeto agradável para que a criança possa pegar com as mãos, concentrar sua atenção nele e, assim, se centrar se estava nervoso. Em caso de que seja um problema entre irmãos, ambos devem ser convidados à mesa da paz e devem, por turnos expor como se sentem. O objeto pode ajudar a estabelecer o turno da palavra. Apenas fala quem tem o objeto na mão.

2) Um relógio de areia de 1 minuto. A ampulheta de 1 minuto é bem interessante para auxiliar a criança sobre o tempo que tem para se acalmar. Para um conflito entre irmãos, o relógio pode ser útil para que ambos deem um tempo no turno de fala para que se baixe a intensidade das emoções, antes que continuem a conversar sobre o problema.

3) Um sino para anunciar a resolução do conflito. Nem sempre será utilizada, mas se a criança quiser pode anunciar que já se sente melhor. Se estão dois irmãos na mesa da paz, podem usar o sino para anunciar que já falaram sobre o conflito e resolveram seus problemas.

4) Um instrumento musical relaxante. O instrumento musical é muito útil para um momento de pausa e para se acalmar. Como sugestões estão o jarro tibetano ou o pau de chuva.

5) Algum livro sobre a paz ou as emoções. O livro sobre a paz ou sobre as emoções pode ser muito útil para que a criança possa identificar o que sente.

Quando começar com a mesa da paz?

A mesa da paz nos parece um recurso muito interessante. Mas vemos que pode exigir uma certa maturidade da criança. Talvez seja ideal para crianças a partir de 5 anos.

Para resolução de conflitos, utilizaremos, inicialmente, o cantinho da calma proposto pela Disciplina Positiva. Temos intenção de começar a aplicar o recurso, pouco a pouco, a partir do ano e meio de idade de nossa filha Laura. Ainda assim, utilizaremos alguns objetos da mesa da paz, por considera-los essenciais para estabelecer uma dinâmica de uso do tempo fora.

Recomendamos que leia nosso post sobre o cantinho da calma:

Veja algumas mesas da paz que inspiram:

mesa da paz el aula de janire

Crédito: El aula de janire

 

mesa da paz mcguffeymontessori

Crédito: Mcguffeymontessori

 

mesa da paz creciendo felices

Crédito: Creciendo felices

 

mesa da paz montessori en casa

Crédito: Montessori en casa

 

mesa da paz tigriteando

Crédito: Tigriteando

 

mesa da paz trukitos de amatxu

Crédito: Trukitos de amatxu

 

mesa da paz yai yoga

Crédito: Yai Yoga

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Atividades sobre a África montessorianas

A pedagogia Montessori e o número 3

Mini pote da calma para busy bags

Cuidar das plantas, uma tarefa diária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *