Vamos fazer uma brincadeira de linguagem simples com as crianças? Trata-se do jogo das pistas. Essa é uma brincadeira que visa a fomentar o desenvolvimento da linguagem, através da ampliação do vocabulário e do convite à conversação. Podemos brincar em qualquer espaço. Em casa, no carro, no restaurante. Não precisa de muita coisa. Apenas de um pouco de criatividade.

Para crianças menores de 6 anos, o ideal é que o moderador seja um adulto, já que poderá desenvolver o jogo melhor, tornando-o mais entretido. Vamos às regras?

Regras

  1. O moderador do jogo será o encarregado de dizer cada uma das pistas. Pode dizer até cinco pistas. Pode repeti-las ou não. Para isso, tenha em conta a idade da criança e a quantidade de participantes. 
  2. No caso de ter mais de uma criança participando, ganha o ponto aquele que adivinhar o animal, o objeto, o lugar ou a personagem oculta. 
  3. Para o jogo, você também pode imprimir imagens dos elementos a serem adivinhados. Isso pode tornar a brincadeira mais atrativa para a criança. 

Sugestões de pistas

Veja algumas pistas para que a criança adivinhe do que se trata:

Macaco
  1. É um animal.
  2. Vive na floresta.
  3. Gosta de pular.
  4. Coça a cabeça.
  5. Come bananas

Quem é?

Caranguejo
  1. É um animal.
  2. Vive no mar.
  3. Tem a cor vermelha.
  4. Tem pinças.
  5. Começa com a letra “C”.

Quem é?

Meias
  1. Peça de vestir.
  2. É uma roupa interior.
  3. Pode ser de várias cores.
  4. Colocamos nos pés.
  5. Começa com a letra “M”.

O que é?

Melancia
  1. É uma fruta.
  2. Verde por fora.
  3. Vermelha por dentro.
  4. Tem muitas sementes.
  5. Começa pela letra “M”.

O que é?

Pato
  1. É um animal.
  2. É uma ave.
  3. Gosta de nadar.
  4. Faz “qua qua”.
  5. Começa pela letra “P”.

Quem é?

Enfim, podemos elaborar cinco pistas com qualquer coisa, animal ou personagem que queiramos. Ao dar as pistas, contribuímos para a ampliação do vocabulário da criança. Você também pode convidar a criança a elaborar pistas para que você tente adivinhar. Para que ela seja desafiada, espere que ela revele cinco pistas antes de dar a resposta. Isso é muito importante para que ela desenvolva a fala.

Brincadeiras infantis

Brincadeiras para uma infância rica e feliz. Isso é o que você encontra nesta seção repleta de ideias de brincadeiras para fazer sozinho, em família, com amigos. Dicas de jogos legais para fazer em casa, na rua, na escola. Modos distintos de brincar: com bola, de roda, com corda… Enfim, um universo rico de coisas bonitas que podemos fazer no dia a dia com as crianças.

Author

Deixe Uma Resposta