Atividades SensoriaisBrinquedos e Jogos

Jogos sensoriais – exemplos e benefícios

Os jogos sensoriais são aquelas atividades realizadas pela criança que trabalha um ou mais dos sentidos: tato, audição, visão, paladar e olfato.  lhe permite estimular a imaginação, desenvolver suas habilidades, interagir com seu entorno e canalizar sua frustração. Isso favorecerá uma melhor compreensão de seu próprio corpo e potenciará sua forma de se expressar.

Benefícios dos jogos sensoriais na infância

Melhora a compreensão cognitiva. Ao manipular uma série de objetos sensoriais, a criança compreende conceitos abstratos. Isso torna o aprendizado mais divertido.

Melhora a linguagem. As crianças se divertem durante os jogos sensoriais. Desejam contar o que vivenciaram. Logo, a prática ajuda a desenvolver habilidades linguísticas.

→ Reforça a coordenação motora fina, já que são jogos que trabalham muito com habilidades manuais.

→ Estimula a habilidade social e emocional da criança. Em geral, os jogos são realizados em grupo. Logo, os envolvidos aprendem a compartilhar o material, respeitar turnos e fazer trabalhos em equipe.

→ Desenvolve a imaginação e a criatividade. Isso permite à criança viver novas experiências, investigar coisas curiosas, descobrir coisas até então desconhecidas.

Quais são os jogos sensoriais para crianças?

Os jogos sensoriais para crianças servem para estimular e potenciar as sensações, não apenas os 5 sentidos corporais. Dentro do âmbito da neurologia, podem se dividir em:

  • Sensações somáticas que são as que proporcionam informação sobre si mesmo. Dentro deste grupo, podemos englobar o tato, distinguir o quente do frio, diferentes texturas (áspero/liso), ou perceber movimento vibratórios.
  • Sensações especiais que servem para recolher informação do entorno que nos rodeia. Aqui entram os sentidos da vista, a audição, o olfato, o gosto ou a sensação de equilíbrio.

Tipos de jogos sensoriais

Vamos ver alguns dos jogos sensoriais que são úteis para desenvolver distintas habilidades da criança.

Jogos sensoriais visuais

A finalidade dos jogos sensoriais visuais é desenvolver o sentido da vista e melhorar a capacidade de observação. Servem para reconhecer os diferentes tipos de cores, classificar diferentes objetos segundo suas características. Também permitem discriminar, visualmente, tanto de forma positiva como negativa.

Jogos sensoriais auditivos

Tem como objetivo desenvolver a capacidade de audição e atenção. Além disso de associar o som que escutam com o objeto real do que se trata.

Jogos sensoriais tácteis

Permitem à criança descobrir novas texturas, discriminar e reconhecer objetos pelo tato. Dessa forma, ela pode explorar novos materiais que encontre no entorno e determinar, desde um princípio, o risco ou o benefício que pode lhe trazer.

Jogos sensoriais gustativos

Embora sejam jogos menos frequentes, também é possível desenvolver atividades para desenvolver a capacidade gustativa e reconhecer novos sabores. Nem todos os alimentos são doces ou salgados.

Jogos sensoriais e motores

Boa parte dos jogos sensoriais trabalham com a coordenação motora fina nos dedos, de forma que lhes permite pegar melhor o lápis para desenhar. Mas também há outros que permitem o desenvolvimento de todo o corpo, como suas pernas ou seus braços.

Jogos sensoriais olfativos

São os jogos que permitem discriminar odores. Isso ajuda a criança a aprender antecipar determinadas situações como detectar o cheiro da comida em mau estado.

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 08

Exemplos de jogos sensoriais para crianças

Há muitos materiais sensoriais que podem ser utilizados para estimular os distintos sentidos e sensações da criança.

Livros e contos manipulativos

Esse é o exemplo dos livros sensoriais ou quiet book. São livros feitos de feltro, tecidos coloridos, madeiras, botões, zíperes ou qualquer outro material que estimulam os sentidos. Estão feitos para estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina, da linguagem, de conceitos lógico-matemáticos ou do próprio entorno.

Garrafas sensoriais

As garrafas sensoriais são também conhecidas como pote da calma. Trata-se de garrafas de plástico ou de vidro cujo conteúdo visual pode provocar uma série de sensações na criança. Dentre outros benefícios, esse jogo sensorial trabalha com as seguintes sensações:

  • Estimulação visual ao seguir o percurso do conteúdo quando se move.
  • Estimulação sonora tanto se contém líquido, areia ou pequenos objetos.
  • Melhora a capacidade de atenção.
  • Desperta a curiosidade por saber o que ocorre ao agitar a garrafa.
  • São empregados para canalizar o excesso de energia, servindo para acalmar a criança em situações de crises emocionais.

Veja algumas ideias inspiradoras:

Bolas sensoriais

As bola sensoriais permitem estimular as sensações táteis e propioceptivas nas crianças. Desde um pacote com pequenas bolas com diferentes pesos ou texturas, até as bolas de pilates levam a criança a adquiris maior capacidade motora e conhecer melhor seu próprio corpo e capacidade de equilíbrio.

Deixo algumas opções interessantes:

Instrumentos de pintura

Pintar é um dos mais fasscinantes jogos sensoriais. As crianças podem utilizar, aliás, uma série de instrumentos para pintar, bem como diferentes superfícies. Isso permite que desenvolvam a criatividade, a coordenação motora fina das mãos e dedos, incrementam a capacidade artística e, além disso, pode trazer bons momentos de trabalho em grupo (com família ou amigos).

Jogos com massa areia ou areia de modelar

Há no mercado, vários jogos com massa areia, também conhecida como areia de modelar. É certo que o melhor seria ir à praia, onde as crianças se divertem um monte fazendo castelos e outras figuras na areia. Na falta de uma praia ao lado, a massa areia é uma boa sugestão, já que pode trabalhar várias capacidades sensoriais, tais como:

  • Compreensão os conceitos de cheio e vazio, pesado e leve.
  • Fomento do jogo simbólico, tanto de forma individual ou em grupo.
  • Desenvolvimento do sentido do tato.

Veja algumas opções em Amazon:

Jogos com olhos vendados

Também trabalha o sentido do tato, já que a criança desenvolve todo o jogo sem o auxílio da visão. Por exemplo, a cabra-cega ou a bolsa misteriosa montessori. Deixo o link alguns jogos para vocês:

. Cabra-cega

. Bolsa misteriosa

. Montar torre rosa com olhos fechados

Jogos na mesa de luz

Cada vez a mesa de luz vem se tornando mais popular, isso porque é um recurso muito interessante para desenvolver a atenção e concentração das crianças nas atividades. Além disso, fomenta a criatividade e a imaginação, serve para relaxar e é um verdadeiro convite à experimentar com os sentidos.

Jogos de fazer bolhas de sabão

As bolhas de soprar são um jogo simples e, ao mesmo tempo sensorial. Poder oferecer à criança as distintas possibilidades de fazer bolhas de sabão lhe permite trabalhar sua destreza corporal. Então, no lugar de maquininhas que fazem milhares de bolhas por minuto, opte por bastões, um bom balde com água e sabão. E brincar de fazer bolhas.

Vida prática na cozinha

Permitir à criança participar da preparação da própria alimentação é oferecer-lhe uma atividade enriquecedora. Para ela não se trata de uma tarefa, mas de todo um jogo sensorial que estimula tato, paladar, olfato, visão e audição. Além disso, fortalece sua coordenação motora fina.

jogos sensoriais 01

Piscina de bolas

A piscina de bolas é uma boa opção para quem tem espaço em casa. Podemos colocar em um cantinho, onde a criança possa ter à disposição um espaço para trabalhar o sentido do tato e a agudeza visual, já que as bolas tem cores diferentes. Com um pouco de imaginação, é possível fazer uma série de atividades beneficiosas para a criança.

Aqui há algumas sugestões de jogos sensoriais. Obviamente, há uma variedade muito grande de jogos que trabalham os sentidos. Tenha apenas em conta que, ao nos referirmos a jogos sensoriais, damos ênfase naquelas brincadeiras e/ou atividades que, de fato, tem o objetivo de trabalhar a capacidade de alguns dos sentidos.

* Fonte: @lahabitaciondemipeque

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Espelho exploratório na mesa de luz

Atividade da bandeira do Brasil com arroz colorido

Atividades de Páscoa divertidas inspiradas em Montessori

Escrever o nome próprio com massinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *