Disciplina PositivaEducação Emocional

Kit de primeiros socorros emocionais

kit primeiros socorros emocionais

Nós pais sabemos bem que as crianças aprendem brincando. Necessitam tempo para a brincadeira livre e, se possível, ao ar livre em contato com outras crianças e com o entorno. Li uma chamada muito interessante: o kit de primeiros socorros emocionais. Através dos jogos e das brincadeiras, a criança pode expressar as experiências vividas no presente. Se estamos atentos a como brincam, podemos compreender melhor as emoções de nossos filhos e assim ajudá-los caso vejamos necessário.

De fato, tendemos a acreditar que, ao estar brincando quietinho, nosso filho está bem. Nem sempre é assim. Através do desenho ele pode expressar seu estado de ânimo (triste, alegre, nervosa…), alguns brinquedos podem ajudá-lo a compreender melhor o que lhe passa e, assim, poder administrar suas emoções.

Kit de primeiros socorros emocionais

O kit para auxiliar nossos filhos a reconhecer suas emoções são:

cubos para criancas

. Cubos: Para brincar ao temor. Ao construir e reconstruir figuras, a criança pode reviver e, pouco a pouco, absorver o que lhe passou, nomeando corretamente suas emoções.

abraço ursinho de pelúcia

. Ursinhos de pelúcia: Pode ser também uma boneca que a criança goste muito. Essa adorável figura pode ser usada de interlocutor para expressar o que sente. Pode abraçar, conter um sentimento de raiva ou tristeza, com ela pode falar…

criança desenhando

. Material de desenho: Folhas e gizes nas mãos. Desenhar o que sente pode revelar muito de nossos filhos. É um modo claro de entender como realmente se sente.

carinhas de sentimentos para criancas

. Carinhas de sentimento: Já publicamos aqui o passo a passo para fazer um emocionômetro ou termômetro das emoções junto com seu filho. Através das carinhas, a criança consegue identificar melhor o que está sentindo. Vale a pena usar o recurso sempre que achar necessário. É uma forma simples de reconhecer suas necessidades e poder ajudá-la a se sentir mais alegre e tranquila.

musica para acalmar bebes

. Música: Um pouco de música relaxante pode ajudar nossos filhos a retornarem ao estado de serenidade.

respiracao consciente para criancas

. Respiração consciente: Ensinar a criança a respirar adequadamente pode ser um recurso muito útil para a criança poder conter a raiva ou o medo. Cada vez que ela respira atentamente, o cérebro se acalma e foca no que é realmente importante. Na publicação 18 exercícios de Mindfulness para crianças, você encontra uma série de recursos para ensinar a criança, de forma lúdica, a respirar mais lento e profundo, colocando a atenção no presente.

* Visto em: Discplina Positiva

Posts relacionados

Mindfulness para crianças - o que é, benefícios da atenção plena e exercícios

Brincando de Mindfulness

Folhas das emoções

Canção de yoga Om Shanti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *