Lenda africana da galinha d’Angola. Conheça a história narrada de geração em geração sobre como surgiu a galinha d’Angola. Com certeza, você vai gostar. Leia também para seu filho!

Lenda africana da galinha d’Angola

Antigamente as aves viviam felizes nos campos e florestas africanas, até que a inveja se instalou entre elas tornando insuportável a convivência.

Nessa ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo –alaranjado, despertava em todos a vontade de ser igual a ele. As fêmeas tinha o dorso preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro, e a garganta com manchas esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.

O Melro, vaidoso, certo de sua beleza, prometeu que se todas as aves o obedecessem usaria seus poderes mágicos e os tornaria negros com plumagem brilhante. Entretanto, os pássaros logo começaram a desobedecê-lo. Então ele, furioso, jurou vingança, rogou-lhes uma praga e deu-lhes cores e aspectos diferentes.

Para a Galinha D”Angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante. Fez com que seu corpo se tornasse pintado assim  como o de um leopardo. Dessa forma, seria devorada por aqueles felinos, que não suportariam ver outro animal que tivesse o corpo tão belo, pintado de uma maneira semelhante ao deles. Ela pagaria assim por sua inveja. E foi isso que aconteceu.

Desde esse dia a Galinha D”Angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos caçadores, vive reclamando que está fraca, fraca. Com suas perninhas magras, foge com seu bando assim que surge algum perigo e é muito difícil alcançá-la. Suas penas, cinzas, brancas ou azuladas, são sempre manchadinhas de escuro tornando as galinhas d”angola belas e cobiçadas.

* Visto em Websmed.portoalegre

Veja também

Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Contos africanos

Seleção de lindas histórias africanas para crianças e adultos. Leia os mais variados contos. Temos certeza de que vocês gostarão tanto quanto nós. Lembre-se de que apresentar a cultura africana a nossos filhos lhes damos a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossas origens.

3 Comentários

  1. Existe um itan de um odu no Ifá que conta que as galinhas d’angola eram de uma sócor. Mas que, um dia, uma delas estava sendo perseguida por iku (a morte) que, para ela, tomou a forma de um leopardo que a perseguia para devorá-la. Durante sua fuga foi parar na casa de Obatalá, que lavava seu rosto numa bacia. Ao ouvir o pedido de ajuda da pobre ave e, vendo seu desespero, molhou as mãos na água e as sacudiu sobre a ave, respingando-a com as gotas que, por estarem carregadas da vibração do orixá funfun se tornaram brancas sobre as penas da cocá e assim quando o leopardo chegou não a reconheceu e assim ela conseguiu escapar da morte, enganando iku.

Deixe Uma Resposta