A filosofia Ubuntu se baseia nos princípios de lealdade, humildade, empatia e respeito. A lenda africana sobre Ubuntu aborda a cooperação e de como através dela podemos chegar à igualdade, à harmonia e, por consequência, à felicidade. Boa leitura!

Filosofia ubuntu – lenda africana sobre cooperação

Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim que lhe ocorreu uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore. E disse o seguinte às crianças:

– A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas.

Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado: as crianças deram as mãos umas as outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas.

O antropólogo lhes perguntou por que tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu:

– ‘Ubuntu’.  Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?

O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno. Ubuntu é uma antiga palavra africana que na cultura Zulu e Xhosa significa ‘Sou quem sou porque somos todos nós’. É uma filosofia que consiste em acreditar que cooperando se consegue a harmonia, já que se consegue a felicidade de todos.

Ubuntu pra você!

* Visto em Guia Infantil

Lendas africanas

Contar lendas africanas às nossas crianças é um modo de fazê-las conhecer um pouco de nossas origens. Através das lendas elas conhecem histórias que foram passadas de geração à geração. Na nossa web há uma seção especial na qual você encontrará diversas lendas africanas. Acesse e escolha uma ou várias para contar a seus filhos:

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.

4 Comentários

  1. isabela hamaguchi dos santos Responder

    eu estou aprendendo sobre essa historia na escola mas goste muito.

    BEIJOS DA ISA

Deixe Uma Resposta