História InfantilLendas Infantis

Lenda chinesa sobre Criação do Mundo

lenda chinesa sobre criacao do mundo

Compartilho com vocês a lenda chinesa sobre Criação do mundo. Em todas as culturas e mitologias há alguma referência sobre como teria se dado o surgimento do mundo. A humanidade tem essa curiosidade para saber como foi o início dos tempos, como se formou o universo. A cultura chinesa oferece uma possível explicação através da lenda de Pangu ou P’an-Ku.

Vamos conhecê-la?

Lenda chinesa sobre Criação do Mundo

Conta a lenda que, ao princípio, apenas existia o caos, estando céu e terra unidos e o universo estava concentrado em um ovo negro. Dentro dele dormia um único ser, Pangu ou P’an-Ku. Quando este acordou se encontrou preso no ovo, com o que tentou quebra-lo. Isso fez com que parte do ovo, a mais leve e clara, saísse em disparada para o céu, enquanto a parte inferior, a mais escura, formaria a Terra.

O gigantesco ser teria a cabeça no céu e os pés na Terra e, com o passo dos milênios, ambos foram se tornando maiores.

Depois disso, nasceram quatro outros seres: o Dragão, o Feng Huang (semelhante à fênix), a Tartaruga e o Qilin. Unindo forças com o Pangu, formaram as estações e os cinco elementos.

Mas, P’an-Ku não era imortal e chegou o momento em que morreu. Sua morte daria luz a uma grande quantidade de elementos do mundo: de sua respiração surgiu o vento. E seus olhos se tornaram o Sol e a Lua. Sua barba, as estrelas. E seus ossos, os minerais. Suas extremidades configurariam os pilares que separam o céu da Terra. E seu sangue, os mares.

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

O Dragão e a Princesa - Teatro de Sombras

Lenda de São Jorge - O Dragão e a Princesa

Lendas chinesas curtas

Lenda chinesa do Rei Macaco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *