História InfantilLendas Infantis

Lenda de São Jorge – O Dragão e a Princesa

lenda de sao jorge

Você conhece a lenda de São Jorge? Ele seria o cavaleiro que salvou a princesa de ser comida por um dragão. Sua valentia salvou todo um povoado. No dia 23 de abril celebramos o dia de São Jorge. Mas, para além da festividade religiosa, também festejamos o Dia do Livro. Para essa data, resolvemos unir os dois eventos e resgatar o conto do Dragão e a Princesa!

Lenda de São Jorge – O Dragão e a Princesa

Conta a lenda que, próximo à Vila de Monblanc, havia um grande dragão que amedrontava a todos os habitantes do povoado. Os vizinhos não sabiam como conseguir que o dragão não se aproximasse da muralha. Para impedi-lo, decidiram dar a ele comida.

Primero deram ovelhas. Logo, vacas. E assim foi até que o malvado dragão comeu todos os animais que havia no povoado. Mas ainda continuava com fome e, cada vez, estava mais próximo da muralha.

Os habitantes de Montblanc não sabiam como para-lo e, finalmente, decidiram que teriam que ir sacrificando um a um. Colocaram os nomes de todos em cesto, inclusive os do rei e sua linda filha, a princesa.

Cada dia, uma mão inocente, tirava um papel. Aquele que saía era entregue ao draão para que fosse comido. Chegou o dia em que foi o turno da princesa. O rei pediu aos moradores que tivessem clemência com a princesa e não a deixassem morrer. Mas era seu turno e tinha que cumprir com o acordo.

Quando o dragão se aproximou para pegar a princesa, chegou um valente cavaleiro montado em um bonito cavalo. Ele empunhava sua espada, a qual cravou no coração do dragão, acabando com sua vida. Da ferida do coração saiu muito sangue que caiu no chão, dando origem a um lindo roseiral.

O cavaleiro pegou uma bonita rosa e deu à princesa. São Jorge era o nome do cavaleiro. Todo o povoado estava muito contente, pois havia conseguido matar o dragão. Inclusive, o rei estava tão contente de que tivesse salvado sua filha que ofereceu-lhe sua mão. Mas, São Jorge, mesmo muito agradecido, seguiu seu caminho.

Tradição de São Jorge

Na cultura catalã, na Espanha, no dia de São Jorge, a tradição é que os homens presenteiem suas mulheres com uma rosa. E, aproveitando que se celebra também o dia do livro, as mulheres presenteiam os homens com um livro.

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

O Dragão e a Princesa - Teatro de Sombras

Lendas chinesas curtas

Lenda chinesa sobre Criação do Mundo

Lenda chinesa do Rei Macaco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *