No método Montessori a palavra “liberdade” aparece de forma bastante generosa: liberdade de movimentos, liberdade de escolha, de ações, de pensar, de querer, de expressar-se.

Mas como saber até que ponto a liberdade da criança pode chegar?

Para responder a esta pergunta Montessori sugeriu três importantes limites, que não visam exatamente “limitar” o comportamento da criança mas, sobretudo, orientar suas ações:

1) A criança não pode fazer NADA que a coloque em risco, ou que coloque em risco seu bom desenvolvimento e integridade;

2) A criança não pode fazer NADA que coloque em risco a vida, o bem-estar ou o desenvolvimento de outros seres vivos;

3) A criança não pode fazer NADA que danifique o seu ambiente ou o ambiente de outras pessoas e outros seres vivos.

O respeito a si mesma, aos outros e ao ambiente são os limites norteadores da boa conduta infantil no método Montessori. Cabe ao adulto o discernimento para reconhecer estes momentos e endereçá-los da maneira mais apropriada possível.

Assim, se a ação da criança não a coloca em risco, nem prejudica outras pessoas e seres e nem o ambiente, Montessori nos perguntaria: por quê não?

* Texto de Luciane Baratelli, neuropediatra (@neurosemneura)

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Deixe Uma Resposta