História InfantilLivros infantis

Malala e seu lápis mágico: livro para empoderar crianças

malala e seu lapis magico 05

Mais um livro para a biblioteca infantil de Laura: Malala e seu lápis mágico (em Portugual: O lápis mágico de Malala). Trata-se de uma história autêntica e inspiradora da menina que desafiou os Talibãs por querer viver em um mundo melhor.

Malala e seu lápiz mágico relata parte da vida da menina paquistanesa e de como teve que enfrentar as adversidades para crescer e estudar em uma região destruída pela guerra. Esse livro ensina às crianças a importância de lutar pelos próprios direitos.

Quando pequena, vivendo no Paquistão, desejava ter um lápis mágico. No entanto, quando seu direito à educação foi posto em risco por homens que acreditavam que meninas não deveriam ir à escola, Malala decidiu que era o momento de alçar sua voz. A partir daí, ninguém mais a parou. Foi capaz de enfrentar duros e grandes obstáculos a fim de conseguir transformar o mundo.

Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2014, hoje em dia Malala continua lutando pelos direitos das meninas e mulheres da sua região.

malala e seu lapis magico 01

Um livro para empoderar crianças – Malala e seu lápis mágico

Malala Yousafzai é uma menina que, como bem diz o livro, usou o poder da voz para se fazer notar, para levar adiante o seu desejo por um mundo melhor, especialmente para as crianças.

Através da leitura deste livro, podemos mostrar a nossos filhos que, embora pequenos, também podem ser ouvidos. Na realidade, devem usar o poder da voz para lutar por um mundo melhor. Sempre acreditamos que as principais mudanças do mundo começam na infância. Para isso, é preciso que escutemos o que nossas crianças tem a dizer. Devemos ensinar nossos pequenos a expressar seus desejos.

Muitas vezes deixamos de lado a opinião das crianças, por acreditar que ainda são incapazes de formular um raciocínio claro e de levar adiante seus propósitos. Muitos de nós subestimamos a força de uma criança, e nos surpreendemos quando uma ou outra conseguem um lugar ao sol.

Na realidade, todas são capazes. Devemos ser nós, os adultos, a reforçar essa habilidade. Só assim, poderemos fazer sujeitos mais críticos e aptos a transformar o mundo.

Recomendamos o livro. A história é muito bonita e as ilustrações maravilhosas. Na biblioteca da Laura, o livro veio em boa hora. Malala já havia parecido no livro Histórias de ninar para mulheres rebeldes. Foi muito interessante ver a reação da nossa filha quando lhe mostramos que ambas eram as mesmas. Embora não entenda muito bem a história (o livro é recomendado para crianças maiores), adora ver as ilustrações. Na realidade, é um que pode ser lido através de suas belas imagens.

malala e seu lapis magico 03

Por que falar de Malala Yousafzai a nossos filhos?

Malala é um exemplo para qualquer outra criança. Essa menina paquistanesa é uma lutadora dos direitos da meninas e mulheres de sua região. Por querer um viver em um mundo melhor, quase foi assassinada. Quiseram calar sua voz. Sua fortaleza e resistência é conhecida em todo o mundo. Ela faz de tudo para sua voz não ser calada.

É importante falar de Malala com nossos filhos. Sua história é uma verdadeira lição de vida para qualquer um. Podemos explicar a nossos filhos que existem regiões de guerra, onde meninos e meninos sofrem por não poder ir à escola. Para eles, poder estudar é um privilégio. Logo, embora ir à escola pode ser, muitas vezes, chato, isso o conhecimento os fará homens livres no futuro.

Além disso, a maior lição é de que, mesmo ainda pequenos, meninos e meninas podem alçar sua voz, para lutar por um mundo melhor, sem diferenças entre homens e mulheres, ou ricos e pobres. As crianças também podem ser incentivadas a lutar por oportunidades iguais para todos.

malala e seu lapis magico 04

Quem é Malala Yousafzai?

Malala nasceu no Paquistão em 1997. Desde pequena, como qualquer outra menina de sua idade, ia à escola. Ela viu sua vida mudar drasticamente com a entrada do regime talibã na região onde residia, o vale de Swat. Os talibãs obrigaram a fechar escolas privadas e proibiram o acesso às meninas.

Com apenas 10 anos, ela não entendia o por quê de não poder ter mais acesso à educação. Não cabia em sua cabeça que os meninos pudessem estudar e as meninas não. Seu desejo de estudar fez com que não se conformasse com a situação e, inspirada por sua própria família, decidiu se rebelar diante dessa situação.

O poder de sua voz rendeu-lhe uma perseguição. Quase foi assassinada. Teve que abandonar sua terra. Mas, desde outras partes do mundo, não se calou. Segue até hoje levantando sua voz, lutando pela igualdade entre homens e mulheres e pelo direito à educação.

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.

Posts relacionados

Como fazer teatro com caixa de papelão

Uma Lagarta muito Comilona - Atividades para Educação Infantil

As coisas que eu amo...

Histórias de ninar para garotas rebeldes e o empoderamento feminino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *