Atividades de MatemáticaBrinquedos e Jogos

Mancala – o que é, como se joga e objetivos

mancala jogo tabuleiro africano 02

Você já ouviu falar do mancala? Este é um dos jogos de tabuleiros preferidos aqui de casa. Trata-se de um jogo de raciocínio lógico-matemático super interessante. Jogamos com Laura há alguns meses e hoje é o dia que entende suas estratégias. Decidimos introduzi-lo para trabalhar a contagem dos números e, desde então,  tornou-se um jogo estrela.

O mancala, na realidade, é uma família de jogos de tabuleiro, também chamado jogo de semeadura ou jogo de contagem e captura. Isso porque foram encontrados tabuleiros de este jogo em distintas variantes em culturas muito antigas, fundamentalmente africanos e também asiáticos que compartem uma série de características comuns: os tabuleiros, as cavidades e as sementes. No entanto, a mais conhecida e popular é a versão Kalah. E, para simplificar, comercialmente, essa versão ficou conhecido como mancala. 

mancala jogo tabuleiro africano 01

O que é o mancala?

Você já sabe que Mancala é um jogo de raciocínio lógico. Você também já sabe que mancala não é um jogo em particular, mas sim o nome de uma família de jogos. Logo, há distintas maneiras de joga-lo, mesmo dentro da mesma cultura. Uma informação curiosa é que este é, provavelmente, o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo. Existe há pelo menos mais de dois- mil anos.

A palavra mancala é de origem arábica e significa “transferir o movimento“. O jogo consiste em transferir as peças de uma casa a outra. Há uma variedade de versões para o jogo, segundo a região do mundo que o joga. A mais comum é a chamada Kalah cujas regras você encontra mais adiante, neste mesmo post. 

Qual a origem do mancala?

E como surgiu o mancala? Na realidade, sua origem se perdeu na história do jogo. Sabe-se que remonta a uns 2000 anos atrás e há quem afirme que seja ainda mais antigo do que isso. Esse jogo de tabuleiro africano 

O que se sabe é que seu berço é a África. E começou como um jogo simbólico que representava as plantações, as colheitas e a necessidade de sementes de trigo. Foi por sua origem africana que trouxemos o mancala para casa. Sempre quisemos que os brinquedos de Laura tivessem representatividade africana. Não apenas através de bonecas negras, mas também de seus jogos. 

Quais os outros nomes do jogo mancala?

O mancala, na realidade, é uma família de jogos de tabuleiro, também chamado jogo de semeadura ou jogo de contagem e captura. Como é um jogo muito antigo, há diferentes versões para ele. Alguns deles são conhecidos como Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Basicamente se diferenciam pela quantidade de cavidades (podendo ter mais ou menos cavidades), bem como algumas regras de jogo.

Qual o objetivo do jogo de tabuleiro africano?

O objetivo específico do jogo é colher o maior número de sementes. Este é um jogo para somente dois participantes. Está recomendado para crianças com mais de 5 anos, mas pode ser introduzido antes. 

Utiliza-se um tabuleiro de madeira com 48 fichas, como o que temos em casa. O tabuleiro se compõem de duas filas com seis casinhas e dois espaços grandes em cada esquinas (armazém). O jogo também pode ser feito com caixa de ovo ou mesmo cavando as casinhas e armazéns no chão de terra.

Quais são as regras do jogo Mancala? Como se joga?

O tabuleiro do mancala conta com 14 espaços ou orifícios dispostos seis em cada lado e um em cada extremo do tabuleiro. Os seis espaços de cada lado correspondem a um jogador, bem como o armazém da extremidade direita. 

Um dos jogadores distribui quatro sementes em cada uma das casinhas. Os dois armazéns ficam vazios, pois serão usados para colocar as sementes capturadas. Para decidir quem começa o jogo, um dos jogadores esconde uma semente em uma das mãos. Se o adversário adivinha a mão que a esconde, começa o jogo. 

Por turnos, o primeiro jogador pega as quatro sementes de uma das seis cavidades e “semeia” de uma em uma a começar pela casinha seguinte à sua direita. O movimento se faz em sentido anti-horário, sendo conhecido como movimento de semeadura. 

mancala jogo tabuleiro africano 03

Se, ao mover as peças, termina em seu armazém, joga de novamente. Do contrário, termina seu turno, dando vez ao outro jogador. Além disso, tenha em conta:

  • Se você passa pelo armazém do seu adversário, durante a semeadura, não tem que colocar peças nela. Você só pode colocar sementes no seu próprio armazém. 
  • Se a última peça da semeadura ocupa uma cavidade vazia do seu lado do tabuleiro, você pode capturar todas as sementes da cavidade oposta e a sua própria. Todas essas sementes capturadas são colocadas diretamente em seu armazém.

mancala jogo tabuleiro africano 06

O jogo termina quando um jogador não tem mais sementes para semear. Neste caso, o outro jogador tem direito de capturar as sementes. O jogador que tiver capturado mais sementes é o ganhador.

Quais as habilidades desenvolvidas pelo mandala?

Porque todos deveríamos ter este jogo de tabuleiro em casa? Primeiro porque pode ser jogado por todas as crianças, dos 5 aos 99 anos. Veja bem, Laura tem quase 4 anos e joga desde os 3 anos e meio. Atualmente compreende as estratégias, mas não as sabe usar para ganhar o jogo. A partir dos 5 é quando a criança, de fato, está preparada para usar as estratégias a serviço do jogo. Nós o introduzimos com Laura porque nos pareceu interessante para trabalhar a contagem. Ela, simplesmente, ama jogar mancala.

mancala jogo tabuleiro africano 04

E não nos equivocamos na escolha. Vemos que o jogo é interessantíssimo para trabalhar várias habilidades. Dentre elas, podemos destacar o desenvolvimento:

  • Da coordenação motora fina
  • Da concentração
  • Do uso de estratégias
  • Do raciocínio lógico
  • Da memória

Este é um jogo que fomenta a competição, mas de forma saudável. Para a criança menores de 5 anos, o melhores jogos de tabuleiro são os cooperativos, ou seja, aqueles em que todos trabalham juntos para cumprir um objetivo. Com o mancala, buscamos transformar em um jogo de competição saudável. Não usamos os termos ganhar ou perder, mas sim contar quantas sementes cada um colheu, trabalhando com comparativos.

O que pode ser trabalhado de matemática no jogo mancala?

Como mencionado, o mancala é um jogo de raciocínio lógico. Logo, é excelente para trabalhar distintos conceitos de matemática. 

Primeiramente, está a contagem dos números. Essa é uma oportunidade de trabalhar a matemática de forma manipulativa. A criança conta os números de forma concreta, ao colocar cada uma das sementes em sua casa. 

mancala jogo tabuleiro africano 05

Ao final conta a quantidade de sementes colhidas por cada um. Então, trabalhamos a soma de distintas maneiras. A partir da observação do que falta, também podemos trabalhar a subtração (“Quantas sementes não foram colhidas?“). Ainda podemos trabalhar quantidades: quem colheu mais e quem colheu menos

Além disso, é possível promover habilidades em planejamento e estratégias, já que o jogador precisa estabelecer conexões lógicas para realizar suas jogadas e vencer o oponente. 

Onde comprar o mancala?

Sempre que mostro algum produto, depois sempre recebo mensagens perguntando onde comprar. Então, o nosso é da marca Kakareco e o comprei no Elo7. Além disso, deixo por aqui algumas opções outras opções que são igualmente interessantes.

Jogo Mancala – Carimbras
Mancala – Jogo de Tabuleiro – Ludens Spirit
Jogo De Tabuleiro Oware Em Madeira – Oficina De Criação Mitra
Sale
Jogo De Tabuleiro Oware Em Madeira - Oficina De Criação Mitra
  • Jogo de tabuleiro africano também conhecido como Mancala
  • Reconhecido mundialmente como ferramenta educacional
  • Certificado Inmetro: Registro 01737/2019
  • Feito por mãos 100% brasileiras
  • Material: Madeira/MDF
Jogo Mancala em Madeira – Estojo – Oficina de Criação Mitra
Mini Mancala – Jogo de tabuleiro – Mitra

Como fazer um mancala com caixa de ovo?

Uma possibilidade é fazer você mesmo um mancala com caixa de ovos. Para isso, peque uma embalagem de uma dúzia de ovos. Arranque o topo e corte-o ao meio. Cole essas duas partes nas laterais para que sejam o armazém. Você pode pintar tudo para que fique mais bonito. As sementes podem ser feijão ou grão-de-bico. Também pode utilizar pedras bem pequenas. 

mancala jogo tabuleiro africano 07

@amysfreeideas

Nossa opinião é de que a reciclagem está muito bem até certa medida. Por exemplo, neste caso, estaria bem se você é professor(a) e decide levar o jogo para dentro de sala de aula. Cada dois alunos podem fazer juntos o jogo de tabuleiro e aprender suas regras e estratégias, desenvolvendo suas habilidades. No entanto, para ter em casa, o melhor é o tabuleiro. Como você pode ver, é um jogo relativamente barato que, sendo de madeira, tem uma durabilidade muito grande. Além disso, como é para todas as idades, você pode fazer muito uso dele com seus filhos, promovendo o desenvolvimento de habilidades distintas em diferentes etapas de sua vida. 

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Escada de contas coloridas Montessori - Material de matemática

Atividades com alfinetes de segurança para Educação Infantil

Aprender a contar números brincando

Atividade 1 a 10 para contagem de números

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *