AtividadesDesenhos para pintar

Mandalas para colorir

Nesta publicação, disponibilizamos mandalas para colorir, pintar  e imprimir. As mandalas podem ser oferecidas às crianças a partir dos três anos. É uma excelente atividade já que favorece o desenvolvimento da coordenação motora fina, fomenta a atenção e a concentração, promovendo o bem estar interior da criança.

As mandalas são representações simbólicas espirituais utilizadas no budismo e no hinduísmo. O desenho de uma mandala está constituída de figuras e formas geométricas concêntricas que representam as características mais importantes do universo e de seus conteúdos. Seu objetivo principal é favorecer a concentração da energia em um só ponto durante a meditação.

Como colorir uma mandala

Para pintar, a criança precisará de lápis-de-cor e desenhos de mandalas para colorir e pintar. Abaixo, deixamos várias imagens.

Primeiramente, selecione a imagem para pintar. O segredo da beleza da mandala está em suas cores chamativas. Talvez, para a criança seja mais difícil entender isso. Então, vale a pena selecionar algumas mandalas já coloridas, na internet e imprimir. Aproveite alguma parede da casa e faça uma mini exposição com bonitas mandalas. Deixe que a criança observe. É através da observação que entenderá a lógica da pintura das mandalas.

Converse com ela sobre o que vê, como as cores se repetem, que cores são usadas, quais formas aparecem na mandala.

Uma vez feito esse trabalho, ofereça-lhe dois ou três desenhos de mandalas para colorir. Deixe que ela selecione aquele de que mais goste. Acompanhe a pintura da primeira mandala, mas dê-lhe espaço para que decida as cores e como colorir. Quando terminar, coloque o desenho também na exposição.

Posts relacionados

5 atividades para controlar as emoções

7 conselhos para fazer meditação Mindfulness com crianças

Calendário do advento das emoções - 24 surpresas para o Natal

Jogo da vela: mindfulness para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *