A mesa sensorial Montessori é uma mesa feita para que a criança realize as atividades à sua altura. Ainda que seja conhecida como montessoriana, apenas está inspirada no Método Montessori. Em que sentido? Em geral, as atividades montessorianas são apresentadas em bandeja. Essa é carregada pela criança até o tapete ou a mesa de trabalho.

No caso da mesa sensorial Montessori já acopla a(s) bandeja(s), facilitando a realização da atividade. Tudo está ao alcance da criança. Já não precisa sentar-se ao chão, por exemplo, para realizar a atividade. Tudo fica sobre a mesa, o que é bastante prático.

mesa montessoriana de experimentacao ikea

Já havia, em outras ocasiões mostrado nossa mesa sensorial ou, como preferimos chamar, mesa de experimentação. É da loja IKEA. Contém duas bandejas e podem ser utilizadas para fazer inúmeras propostas de atividades inspiradas nas pedagogias modernas. No entanto, vale dizer que, ao dia de hoje, pouco usamos as bandejas para as atividades. Hoje nos servem para guardar materiais de artes. Como mesa sensorial nos foi muito útil no período de 1 a 3 anos, quando Laura estava a maior parte do dia em casa e preparava coisinhas para trabalhar com ela.

Mesa de experimentação ou bandejas Montessori para atividades sensoriais

Então, vale a pena ou não ter a mesa sensorial? Vale se a criança passa muito tempo em casa e você terá disposição e disponibilidade para elaborar propostas que lhe permitam tirar o melhor proveito da mesa.

Para nós, o que mais vale, de fato é a mesa de luz. Desde que a temos, Laura faz muito uso dela. É super útil, já que permite à criança realizar inúmeros trabalhos a partir de materiais não estruturados cujo único requisito é serem translúcidos.

Mesa sensorial Montessori com luz

Temos visto como, mais recentemente, no mercado brasileiro, tem crescido o número de empresas que se dedicam a fazer mesas sensoriais. Se tiver buscando uma, a mais indicada é a mesa sensorial Montessori com luz da Smirna Montessori. Não é porque seja uma parceira nossa (Laura tem vários materiais montessorianos da Smirna), mas sim porque a união mesa sensorial e mesa de luz é perfeito. O custo benefício é aceitável, já que se torna um produto que pode acompanhar a criança durante vários anos.

mesa sensorial montessori com luz 03

Sempre que optamos por um material, temos muito em conta isso, o tempo de uso. Muitas vezes, optamos por algo barato, mas que terá pouco ou quase nenhum uso. No caso da mesa sensorial com luz, à qual me refiro, pode usar a partir de 1 ano até 8 anos, ou mais dependendo da altura da criança, já que pode ser usada em pé ou sentada.

mesa sensorial montessori com luz 04

A mesa possui duas alturas ajustáveis, uma prateleira de apoio e três recipientes de fácil remoção. Além disso, inclui uma placa translúcida e lâmpada para trabalhar como Mesa de Luz.

mesa sensorial montessori com luz 05

Mesa sensorial fácil de fazer – DIY

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Author

Deixe Uma Resposta