mini pote da calma para busy bags 01

Certamente você já terá ouvido falar do pote da calma, bem como das busy bags. Se não, dou-lhe uma breve explicação. Enquanto ao pote da calma, embora seja relacionado ao método Montessori, esse não é um material da pedagogia. É apenas um recurso criado para acalmar as crianças. Ao usar cola e purpurina, o efeito criado dá conta de atrair a atenção da criança em momentos de estresse.

Vamos, parece uma grande invenção, mas nem de longe é a solução para acabar com as birras ou a raiva da criança. Eu mesma não a utilizo com Laura porque sou das que pensa de que as emoções não devem ser interrompidas ou reprimidas. Devemos viver cada uma das emoções, sejam elas positivas ou negativas. O que está em questão é como ajudar que as crianças, e mesmo nós adultos, sejam capazes de vivenciar uma emoção como a raiva e a ira sem que isso traga consequências negativas, como bater, se machucar, morder, gritar, espernear…

Então, para que empregamos o pote da calma? Para trabalhar a concentração e a atenção plena. Acredito que esse recurso pode ser interessante para que a criança aprenda a observar com atenção, mantendo-se no aqui e agora. Empregamos, portanto, em momentos em que Laura está tranquila e desejosa de explorar o mundo.

E as busy bags? Esse é o nome em inglês para as bolsinhas de atividades que podem ser muito úteis para entreter a criança quando toca esperar. Dessa forma, podemos levar as busy bags a restaurantes, aeroportos, bancos…

mini pote da calma para busy bags 02

Mini pote da calma

Então, para fazer o mini pote da calma você precisa dos seguintes materiais:

  • 1 pote transparente pequeno com tampa
  • cola glitter
  • purpurina
  • corante alimentar
  • água quente
  • cola quente

mini pote da calma para busy bags 03

Como fazer

A quantidade foi mais ou menos posta a olho. Coloquei, no pote, um pouquinho de purpurina, cola glitter e uma gota de corante alimentar. Em seguida, coloquei a água quente e também o potinho com a tampa, usando cola quente.

Esse é um material que sempre tenho disponível na bolsa e é bem útil. Podemos variar muito o conteúdo dos potes. Colocar brilhantinas, botões, figuras em miniaturas… E podemos pedir que a criança encontre coisas que estejam dentro. Funciona super bem.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Pote da calma não ajuda a criança a se acalmar

Seja a calma que você quer ver na sua criança

Pote da calma - O Monstro das Cores

Exercícios para crianças de autorregulação em momentos de raiva e estresse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *