Brinquedos e JogosBrinquedos recicladosMétodo Montessori

Móbiles para bebê Montessori

mobiles para bebes montessori

Nesta publicação organizo uma série de móbiles para bebê inspirados no Método Montessori. Trata-se de uma das melhores atividades para bebês entre 0 a 1 ano de idade. Especialistas no método propuseram uma série de móbiles que visam a captar a atenção dos bebês, desenvolvem sua concentração, sua percepção visual e proporcionam o desfrute durante a interação.

Qual a diferença entre os móbiles para bebês Montessori e os que encontramos nas lojas brinquedos ou de artigos para bebês?

Essa é uma pergunta que você pode estar se fazendo nada mais começar a ler o artigo. Vamos começar respondendo-a antes mesmo de prosseguir no tema específico desta publicação. Então, você já terá visto os mais diferentes móbiles para bebês. Alguns até bem sofisticados com multiplicidade de canções para fazer o bebê dormir, com um monte de penduricalhos, com cores e brilhos. Também há os que dão voltas e até emitem luz tênue. Há de tudo no mercado. Comento que por mais coisas que faça, são móbiles que estão feitos para agradar aos pais que acreditam estar levando um produto que estimula o bebê desde o seu nascimento.

Os móbiles Montessori são brinquedos Montessori com um objetivo específico: desenvolver o sentido da vista e satisfazer sua curiosidade. Eles estão desenhados para trabalhar sua capacidade visual durante os primeiros meses de vida. Foram pensados móbiles visuais e táteis que vão sendo introduzidos em função do tempo de vida do bebê. Tem em conta a capacidade visual que o bebê vai alcançando com o tempo. Lembremos que os bebês nascem com a vista embaçada que vai afinando conforme passam os meses.

Afirmado isso, trazer o bebê para casa e colocar um móbile tocando canção para o bebê e girando sem parar desde o primeiro dia de vida em nada acrescenta à sua vida. Mais bem, pode levar a uma super estimulação e dificuldade de se concentrar. Para entender melhor, coloque-se no lugar do bebê. Você apenas recém-chegado ao mundo, chorando porque quer se sentir protegido no colo da mãe ou porque deseja se alimentar e um monte de penduricalhos girando com uma música de fundo. Não dá, não é mesmo?

O simples é o melhor!

Considerações sobre os móbiles para bebês

Ao optar por utilizar os móbiles Montessori, você deve ter em conta algumas recomendações fáceis de por em prática.

  • O primeiro móbile deve ser oferecido à criança a partir das 2 semanas de vida e sempre por um curto período de tempo. Tenha em conta que nas primeiras semanas de vida não há maior estímulo que o carinho da mamãe e do papai, o contato pele a pele, os beijos, a voz suave, as músicas calmas cantadas por sua mamãe.
  • Recomenda-se usar cada móbile durante 2 semanas, mas será o próprio bebê quem nos dará a pauta de quando passar ao seguinte.
  • Não distraia o bebê quando estiver interagindo com o móbile. É seu momento de concentração e de atenção. Não o interrompa. No entanto, nunca o deixe sozinho. Aproveite para apreciar esse maravilhoso momento de entretenimento e concentração do bebê.
  • Antes de colocar o bebê na área de movimento, assegure-se de que suas necessidades estejam completamente cobertas. Ou seja, já mamou recentemente, a fralda está trocada, encontra-se tranquilo.
  • Os móbiles podem ser instalados pendurados do teto ou de um móbile de madeira, conservando sempre a altura recomendada.
  • Os móbiles para bebês não devem ficar sobre a sua cabecinha, mas sim sobre sua barriguinha. Mas, tenha em conta as recomendações específicas para cada modelo de móbile. Por exemplo, o móbile natureza deve ficar mais longe do bebê para que seja melhor apreciado. Uma boa dica é que você se deite na posição do bebê para se assegurar a posição do móbile para que tenha a melhor vista do brinquedo.

Móbiles visuais

Os móbiles visuais são aqueles que cumprem a função de estimular, exclusivamente, o sentido da visão. Não estão feitos para que o bebê toque ou agarre. Está elaborado para que, apenas, o observe. Logo, deve estar a uma altura determinada para que o bebê não o alcance.

Conheça os vários tipos de móbiles visuais. Deixo o link com os tutoriais de cada um deles!

Móbile Munari

mobiles para bebe montessori 01

Este é o primeiro móbile da série. O móbile Munari está indicado a partir da segunda semana de vida do bebê e até a semana 5 ou 6. Conta com peças planas nas cores preto e branca. Essa é uma fase que se caracteriza pela visão monocromática, ainda bem embaçada. Como não tem a visão formada, dificilmente se fixará nas imagens. Ainda assim, será capaz de perceber o contraste do branco e do preto.

Clique no link para ver como fazer um móbile Munari.

Móbile Octaedro

mobiles para bebe montessori 02

O segundo dos móbiles de inspiração Montessori será o de octaedros, entre as semanas 5 e 8 de vida do bebê. Este móbile Montessori serve para introduzir as cores primárias e se constitui de três octaedros de cor vermelho, amarelo e azul. Embora nessas semanas de vida começa a distinguir cores, sua maturidade visual ainda é bem reduzida. Por isso, para fazer os octaedros, a recomendação é usar um material brilhantes com cores bem saturadas. Também não se desespere se o bebê ainda não fixa o olhar no objeto por muito tempo. Sua capacidade de atenção é muito reduzida.

Deixo o passo a passo para você!

Móbile Gobbi

mobiles para bebe montessori 03

O terceiro móbile da série é o Gobbi, pensado para a etapa entre os 2 e 4 meses de vida. Nessa fase, começa a se desenvolver a agudeza visual do bebê. É capaz de distinguir tanto cores como intensidades dentro de uma mesma cor. Para exercitar essa capacidade, o móbile Gobbi se constitui de bolas de diferentes intensidades de um mesmo tom. Nessa etapa você poderá se dar conta de que o bebê observa o móbile. Isso ocorre porque sua visão começa a ser mais focada e sua capacidade de atenção aumenta. Ainda assim, pode se dar que o bebê demore a se fixar no móbile, já que cada bebê se desenvolve a um ritmo distinto.

Para ver o passo a passo do móbile Gobbi, veja abaixo:

Móbile bailarina

mobiles para bebe montessori 04

Este é um dos móbiles para bebês Montessori más bonitos. A partir dos 3 meses e meio – 4 meses de vida se introduz o móbile bailarina. Nessa fazer o bebê tem capacidade de fixação e de seguimento. É o momento de exercitar o seguir um objeto com os olhos. Para isso, o estímulo deve ser feito com cores vibrantes, de preferência com papel metalizado. isso ajuda a que se reflita a luz quando as bailarinas se movem, o que atrai a atenção do bebê. Caso deseje, pode intercalar o móbile bailarina com o móbile Gobbi, usando cada um em uma semana alternadamente.

Veja o passo a passo:

Móbile da natureza

mobiles para bebe montessori 05

Este é o último móbile da série de móbiles para bebês visuais. Também pode ser introduzido a partir do quarto mês, de maneira intercalada com os anteriores. Aqui você pode escolher uma multiplicidade de temáticas: nuvens, pássaros, árvores, flores, animais… Há possibilidades de usar distintos materiais: figuras de origami, cartolina, de crochê…

Abaixo deixo a sugestão de um móbile de borboleta:

Móbiles táteis

Os móbiles para bebê táteis são introduzidos a partir dos 4 meses, quando a criança já é capaz de tocar e agarrar objetos com suas mãozinhas. Também quando começa a impulsionar movimentos com os pés. Esse controle do movimento das extremidades lhe permitirá explorar o entorno através do tato, ao pegar, e do paladar, ao levar o objeto à boca.

Veja abaixo como fazer móbiles táteis:

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Conceitos de pequeno e grande com torre rosa e matrioska

Cartões dos continentes Montessori

Atividades sobre higiene pessoal em ambiente preparado montessoriano

Atividade de abotoar e desabotoar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *