Atividades de AlfabetizaçãoHistória InfantilVídeo Infantil

Música das vogais para Educação Infantil

musica das vogais

Eis nossas recomendações de música das vogais para Educação Infantil. É incontestável a importância da música para o desenvolvimento da linguagem das crianças. A partir da musicalidade, as crianças identificam os sons das letras e ampliam o vocabulário. O maior benefício, sem dúvidas, é a consciência fonológica, o primeiro passo importante para a alfabetização. Em outras palavras, ao cantar, a criança vocaliza e compreende os sons das letras. Ter consciência do som é fundamental para que possa se preparar para ler e escrever.

Quando trabalhamos as vogais, é importante encontrar músicas que coloquem ênfase nos sons das letras, para que a criança possa integra-los corretamente. Ou seja, não basta que a letra da música traga os nomes das vogais A, E, I, O e U. É preciso que convide a criança a fazer um exercício sonoro, através de palavras que tenham os sons das vogais.

Música das vogais para Educação Infantil

Primeiramente, vamos à nossa seleção de música das vogais que recomendamos. Trata-se de canções sobre as vogais que agregam algo ao aprendizado das letras do alfabeto, já que trabalham seus sons. É muito importante, na hora de cantar para as crianças selecionar músicas cujas letras sejam interessantes e possam ser relevantes em seu desenvolvimento.

Vale a ressalva de que, melhor do que o áudio, é cantar a música junto com a criança, podendo haver o acompanhamento de algum instrumento. Logo, ainda que possamos recomendar músicas em versão audiovisual, evite colocar a criança diante da tela. Aprenda a cantar a canção e cante junto com a criança. Permita-lhe visualizar os movimentos de sua boca. Crie coreografias e movimentos corporais. Utilize objetos que tiver pela casa para trabalhar as letras das canções recomendadas.

Então, vamos lá!

A E I O U – Grupo Triii

Para nós, a melhor canção das vogais é a do Grupo Triii. Além da letra rimada, conta com os movimentos corporais que representam cada uma das vogais. É um excelente exercício para a criança!

Deixo o registro da letra da canção A E I O U, do Grupo Triii, para que você possa treinar em casa e brincar muito com os sons das vogais:

Uuu uuuuu uuu uuuu uuuuu

Procurando bem eu sei que tem

No inicio do amor eu vejo aaa aaa

Procurando bem eu sei que tem

No pé do café eu vejo éé éee

Procurando bem eu sei que tem

No fim do Piauí eu vejo ííííí ííííí

Procurando bem eu sei que tem

Nas pontas do ovo eu vejo ooo ooooo

Procurando bem eu sei que tem

No meio da lua eu vejo uuu uuuu

Aaa aaaaa

Éeeee éeeee

Iiii iiiiii

Oooo

Uuuuu

→ E deixo, também, o link com a música das vogais para imprimir: AEIOU – Grupo Triii.
As vogais – Música Infantil Leãozinho Voador
As vogais – Vídeo de música infantil Toobys
Vídeo das vogais
Aprendendo e cantando as vogais – Clubinho Salva Vidas
Música vogal A
Música vogal E
Música vogal I
Música vogal O
Música vogal U

Músicas das vogais que não recomendamos

E eis a nossa lista de músicas das vogais que não recomendamos. Ainda que possam ser dançantes, rimadas e etc, não agregam um aprendizado das vogais em si. Como mencionado, ao incluir a música no processo de aprendizado, é importante que sua letra permita à criança reconhecer seus sons. Nas músicas, abaixo, os nomes das vogais são apenas meros temas para a canção.

Patati Patatá – A E I O U
AEIOU Escola – Crianças Inteligentes
AEIOU – A música das vogais O Reino Infantil
Música das vogais A E I O U

A música das vogais – GUGUDADA

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Música natalina infantil - As melhores canções de Natal

Mesa sensorial Montessori com luz

Como fazer lanterna de Natal Waldorf

Teatro de mesa como recurso para contar contos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *