Criação com ApegoSER PAIS

Na qualidade dos vínculos está o segredo

na qualidade dos vinculos esta o segredo

Mas, o que é a qualidade? Investigou-se por mais de 50 anos e, apesar de que ainda ficam muitas perguntas por responder, já temos claras algumas coisas fundamentais.

1. Os bebês necessitam de outro ser vivo para sobreviver, idealmente seus pais, mas não é uma necessidade biológica que sejam seus pais.

2. A resposta dos adultos diante das necessidades do bebê é o primeiro precedente da saúde mental. Quando maior a efetividade da resposta, mais favorável será o desenvolvimento; quanto menor a efetividade da resposta, mais dificuldades no desenvolvimento.

3. A demanda emocional de um bebê é tão alta que um só ser humano não pode sustentar uma resposta de qualidade por mais de 18 meses. Requer ao menos duas pessoas, idealmente duas pessoas com redes de apoio.

4. Relações de respeito, amabilidade e cordialidade se posicionam primeiro na lista das características das relações da qualidade.

* Texto de Álvaro Palamares

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

O maravilhoso superpoder que há em você

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

A educação respeitosa é chave para evitar a violência infantil

A liberdade emocional da criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *