Criação com ApegoSER PAIS

Não seja uma princesa

nao seja uma princesa pocahontas

Não seja uma princesa. Eis uma dessas mensagens que circulam na internet que nos servem para encorajar nossas meninas a serem elas mesmas, livres de esteriótipos. Quando pensamos em empoderamento feminino, quase sempre, criticamos as princesas da Disney. A maioria delas são subordinadas e estão à espera de que o príncipe encantado apareça caído do céu.

Fazer de nossas filhas meninas guerreiras e fortes, também é uma tarefa difícil. Oferecer-lhes um entorno “fantasioso” da Disney, sem nenhum parâmetro comparativo é perpetuar uma cultura machista.

Achamos super interessante o texto abaixo e compartilhamos com vocês. Descubra por que não ser cada uma das princesas Disney.

Não seja uma princesa

Não seja como Ana

nao seja uma princesa 01

Não se apaixone de um sujeito que, literalmente, acaba de conhecer e a conquistou cantando apenas uma canção. Não fique tão desesperada e necessitada por encontrar um companheiro tão rápido, inclusive quando sua irmã lhe disse que você não pode se casar com alguém que acaba de conhecer. E ela tinha razão, porque acabou sendo um bobo.

Não seja como Aurora

nao seja uma princesa aurora

Não espere que um homem que você nem mesmo conhece a salve e a ame. Se você acredita que isso vai acontecer na vida real, melhor ficar dormindo alguns anos mais, porque vai se cansar esperando.

Não seja como a Cinderela

nao seja uma princesa cinderela

Se você tem a oportunidade de sair da casa de onde a maltratam e a humilham, peça-o à sua fada madrinha quando aparecer. Não gaste mal a oportunidade para pedir que a vista para ir a um estúpido baile que só vai durar até a meia-noite e que, quando termine, seguir sendo a mesma empregada de sua madrastra. Seja inteligente. Além disso, não se apaixone na mesma noite. Você nem conhece esse sujeito e sim, pode ser que sustente você, mas também pode ser que seja um psicopata.

Não seja como Bela

nao seja uma princesa bela e a fera

Não se apaixone pelo sujeito que sequestrou seu pai e agora sequestrou você, ainda menos se não é nem humano. Ele a tem como prisioneira. Abra os olhos e trate de escapar daí. E, se uma besta se transforma em um príncipe, mude de ideia, amiga. Depois de tê-la sequestrado, como se está jogando psicodélicos sem que você note e, por isso, conversa com vasilhas e candelabros… Loucura.

Não seja como Ariel

nao seja uma princesa ariel

Não sacrifique tudo por um homem que nem se quer você conhece, nem seja tão superficial de se apaixonar só porque é lindo e a leva à sua casa sem conhecê-la. Se faz isso com você, que a faz pensar que não fará isso com qualquer outra? E mais, por que a levaria à sua casa sendo você menor de idade? Melhor corre e escapa.

Não seja como Branca de Neve

nao seja uma princesa branca de neve

Se uma velha com aspecto de bruxa lhe oferece uma maçã, tu lhe diz “vá embora, velha bruxa, envenenar outra tonta”. Não viva com 7 homens se nenhum deles a ajudará nem mesmo a limpar a casa. Dê-se conta de que a estão explorando e saia daí. Além disso, por que vive com 7 anões? Por que todos são homens? Quem são seus pais? Como uma anã pode resistir a 7 partos?

Nenhuma princesa Disney é um exemplo a seguir?

Algumas sim:

Seja como Tiana

nao seja uma princesa tiana

Diferente de algumas princesas Disney sustentadas, Tiana passa toda sua vida trabalhando e sua prioridade sempre foi cumprir seus sonhos sem aspirar a se casar com um homem rico, mas sim desejando conseguir suas coisas com esforço e dedicação.

Seja como Mulan

nao seja uma princesa mulan

Mulan é, provavelmente, a princesa Disney mais poderosa de todas, pois ela reuniu seu valor e coragem para defender seu próprio pai com honra e demonstrar que tanto as mulheres como os homens podem chegar a ser fortes, decididos e vencer as barreiras e estigmas que a sociedade lhes impõe em uma época onde não era comum o empoderamento feminino.

Seja como Pocahontas

nao seja uma princesa pocahontas

Seja forte e independente e lute por seus ideais sem importar o que ocorra.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Sulwe, um conto para crianças negras

A masculinidade tóxica limita o desenvolvimento psicológico dos homens

E se ensinamos as meninas a serem valentes e não perfeitas?

Como seriam as princesas Disney amamentando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *