Todos sabemos que a lua está ali. Sempre a vemos, ou não. Acompanhamos suas fases. Buscamos explicar para a criança a beleza da lua, suas fases, sua forma. São inúmeras as propostas de atividades que podemos fazer para que a criança conheça mais sobre o tema. No entanto, asseguro a vocês, o momento mais mágico é ver o assombro da criança ao ver a lua pelo telescópio. Não tem preço.

O assombro da criança ao ver a lua pelo telescópio

Em lua cheia preparamos o telescópio para que Laura possa ver e apreciar sua beleza do nosso satélite. Sabe que está sempre ali. E não passa sem ser notada pela pequena da casa. No entanto, não é o mesmo vê-la tão de longe e conseguir aproxima-la de nós através das lentes do telescópio.

Cada vez que temos a oportunidade de juntar-nos para ver a lua de forma ampliada, aproximando-a de nós, é um momento que fica registrado na memória. Laura sempre fica assombrada, grita, aplaude, se emociona. E nós junto com ela. Ficamos todos impressionados em dar-nos conta do pequenos que somos nesse universo.

telescopio lua

Ter um telescópio é algo que todos deveríamos ter em casa. Não é um capricho. É um objeto único que nos permite conectar com o universo. Para a criança é uma grande aposta para uma educação cósmica mais viva e real. Vai para além de pareamento de cards, brincadeiras sensoriais ou atividades temáticas. É uma vivência real que permite, a cada nova observação, aprender mais sobre a lua, compreender nosso lugar no mundo e no universo e ser conscientes de nossa existência na humanidade.

lua pelo telescopio

Que telescópio comprar para a criança?

Nossa dica é comprar um telescópio bom que permita ver a lua, planetas e estrelas ampliados e com boa nitidez. Para isso tenha em conta adquirir um de boa qualidade e que dure por muitos anos. Além disso, lembre-se de que essa pode se tornar uma paixão de toda a família. Logo, vale a pena o investimento. Deixo algumas indicações de telescópio em venda na Amazon:

Telescopio Refrator Azimutal D70/F70MM, Barsta Internaciolnal Co, TELE 70070
  • Telescópio azimutal
  • Permite observação de eventos terrestres ou celestes
  • Fácil manuseio
Sale
TELESCOPIO ASTRONOMICO F360 50M 27546
  • Diâmetro da lente de 50 mm
  • Longitude focal: 360mm
  • Aproximação: 60 à 90 vezes
  • Com tripé regulável
  • Ideal para instalação em mirantes em residências costeiras, em ilhas ou mesmo em propriedades onde se pode observar paisagens longínquas com clara definição em situação amadorística
Telescopio Refrator 40070 D70 TELE40070, Barsta Internaciolnal Co, TELE40070
  • Telescópio azimutal
  • Permite observação de eventos terrestres ou celestes
  • Fácil manuseio
  • Preto

E os telescópios infantis? Valem a pena?

Minha resposta é um NÃO. Definitivamente, não vale à pena. O primeiro que Laura teve foi um telescópio infantil que já veio com defeito e tivemos que devolver. Não tem boa resolução e não vale para muita coisa.

Apenas estaria recomendado para crianças de 2 a 3 anos, já que podem maneja-lo sem ajuda de um adulto.

Dicas de atividades sobre a lua e o espaço

Laura é uma apaixonada pelo tema espaço. Desde muito pequena sempre foi curiosa por saber mais sobre o tema. Logo, por aqui há propostas de atividades relacionadas:

– Telescópio com material reciclado

Como fazer um telescópio com material reciclado

– Fazer um foguete espacial SpaceX

Como fazer foguete espacial da SpaceX com rolos de papel

– Pareamento do sistema solar

Atividade de pareamento sobre o sistema solar

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Author

1 Comment

  1. Que legal! Eu estou pesquisando um para minha filha de 5 anos e os sites científicos que vi recomendam começar com uma carta e um binóculo de qualidade com as crianças. Já estava desanimando, pq ela é apaixonada por astronomia, sabe os nomes dos planetas, da maioria das luas, características dos planetas do sistema solar, conhece boa parte das constelações… O sonho dela é um telescópio, fico com medo de aparecer com o binóculo e frustrar a criança RS

Deixe Uma Resposta