Educação InfantilReggio EmiliaSER CRIANÇA

O ateliê ou espaço de arte Reggio Emilia

atelie reggio emilia

Os ambientes podem ir mudando (recomenda-se cada 15 dias aproximadamente), mas vamos vendo segundo os interesses da criança. Isso é importante para não sobrecarregar o ambiente. O ateliê ou espaço de arte é um dos espaços mais importantes para Reggio (de fato, em suas aulas, há um especialista, o atelerista). Para Loris Malaguzzi, essa é uma forma de expressão das múltiplas linguagens. Mas também é uma forma de aprendizado.

>> Pinceladas de Reggio Emilia no lar <<

Permite criar um pensamento divergente (criar distintas coisas através de uns mesmos materiais nos da flexibilidade) e também nos ajuda a criar um pensamento crítico. A arte é desde o cotidiano.

À parte de expressar, trabalham suas mãos (nos primeiros anos, a manipulação é, absolutamente, imprescindível para o aprendizado e isso é algo que defendem pedagogias como Montessori também).

É, relativamente, simples criar um espaço de arte em casa. O importante é permitir que expressem, de múltiplas maneiras (pintura, escritura, escultura, música e, inclusive, combina-las) com uma variedade de propostas e materiais que, como veremos, agora tem umas particularidades (há que tentar não fechar-se como adulto em que há uma única maneira correta de desenhar, por exemplo, e, ainda que se podem colocar modelos, o desenho ou a expressão serão livres). Também é interessante, sempre que possível, fazer propostas com várias crianças, para fomentar a cooperação.

E, talvez, o que mais nos custe, em Reggio, não se pretende como uma manualidade feita por adultos para ser admirada por elas (se elas nos pedem uma ajuda pontual sim podemos da-la). Tudo o que se expõe, é o que foi feito pelas crianças, cada um a seu nível, n{ao lhes vamos marcando o passo a passo, o que tem que fazer.

* Fragmento do E-book Gratuito Pinceladas de Reggio Emilia no lar, de Sonia, autora do blog PoetisaInsomne. Traduzido por Karina de Freitas. Imagem: @mammapretaporter.it

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

Potes sensoriais arco-íris para a mesa de luz

Fazendo um desenho de massinha em atividade com loose parts

Observando as flores da primavera na mesa de luz

Flores com as cores do arco-íris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *