brincar eco sustentavel 01

O brincar eco sustentável é possível sempre e quando desejamos renaturalizar o jogo infantil. Em outras palavras, a criança pode brincar e se divertir a partir de uma visão respeitosa e responsável com a mãe natureza. Para isso, é preciso voltar a ocupar os espaços verdes de nossas cidades e conscientizar-nos da importância que ocupam no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e motor de nossas crianças.

Há bastante tempo, infelizmente, caímos na armadilha de acreditar que os brinquedos são os principais meios de aprendizagem. E, se não temos dinheiro para compra-los, fazemos nossa própria armadilha de acreditar que basta fazer brinquedos reciclados para estimular o desenvolvimento da criança. Com a insegurança das ruas, trancamo-nos em casa. Transformamo-nos em mamães e papais “brincantes”, como se tivéssemos que ser professores de nossos filhos, preparando-lhes diferentes atividades. Ah, e que cada uma seja mais interessante e divertida que a outra.

Com isso, fechamo-nos ao mundo exterior. Afastamo-nos da natureza e impedimos que nossos filhos possam brincar de forma criativa, sem qualquer necessidade de um adulto que guie o jogo.

brinquedo eco sustentavel

O que é o brincar eco sustentável?

O brincar eco sustentável é aquele que se realiza na natureza. É nesse ambiente que a criança se nutre de elementos que se adaptam à sua imaginação e criatividade. Ou seja, uma pedras podem se tornar um forte, umas flores podem se transformar em comidinha… e assim por diante. Esses brinquedos efêmeros e desestruturados estão a serviço do jogo.

Na infância, a criança guia o jogo pelo simbólico. Experimenta livremente a natureza. Seus elementos (galhos, flores, pedras…) são peças soltas utilizadas de forma criativa para atender as necessidades do jogo.

brincadeira sustentavel

Nesse sentido, o brincar é eco sustentável. A criança brinca com a natureza. Conecta-se com ela através do jogo. Não precisa de brinquedos. E, se estes estão presentes, se integram ao jogo criativo.

Fique claro que o fato de que voltemos a dar valor aos brinquedos ecológicos, especialmente os feitos de madeira, não significa que brincar eco sustentável. Esse apenas se da quando o pensamento criativo se nutre com os elementos naturais que estão à disposição quando estamos em um bosque, na montanha, no campo ou na praia.

O papel do adulto no brincar eco sustentável

Em geral, as criança, na natureza, experimentam sozinhas. Estão em conexão com o natural. Como adultos, podemos ajuda-la a ver o entorno como um espaço de conhecimento que surge naturalmente. Uma brincadeira inicial é colecionar tesouros da natureza. Esses pequenos elementos se tornam peças soltas que, pouco a pouco, a criança vai ressignificando em seu jogo.

colecionar tesouros jogo eco sustentavel

Pode ser que ela necessite o adulto. Afinal, o estar na natureza, em geral é um plano familiar. Brinque com ela, participe do jogo. Deixar fluir a brincadeira favorece o desenvolvimento da criatividade.

Benefícios do jogo eco sustentável

Acredito que não preciso me esticar muito sobre quais são os principais benefícios do jogo eco sustentável. Chegado até aqui, certamente, você já terá se convencido da importância de sair de casa no fim de semana, escapar da rotina e levar as crianças para experimentar o jogo criativo ao ar livre em plena natureza. Onde? Naquela mais próxima de sua casa!

brincadeira sustentavel

Mas, se você ainda precisa de mais alguns motivos, aí vai!

O brincar eco sustentável:

  • favorece o desenvolvimento da autonomia, do autoconhecimento e da autoconfiança
  • estimula a criatividade e a imaginação
  • promove o desenvolvimento do pensamento lógico-matatemático e científico
  • estimula o desenvolvimento da linguagem
  • melhora o vínculo familiar
  • favorece o desenvolvimento motor fino e grosso
  • permite reconhecer e identificar as emoções

jogo eco sustentavel

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade para trabalhar seriação com elementos naturais

Fazendo um desenho de massinha em atividade com loose parts

Atividade com canguru muito criativa

O que é o jogo heurístico e por que é importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *