Atividades EducativasPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

O brincar livre no Halloween com jogos de construção

brincar livre no halloween 04

Aproveitamos que o mercado se inunda de objetos e figuras decorativas para o Halloween. Compramos algumas coisas que poderiam ser úteis para criar um autêntico entorno do Dia das Bruxas. Elaboramos atividades e brincadeiras inspiradas nas pedagogias alternativas. Nesta publicação, mostramos uma atividade de brincar livre com jogos de construção, inspirada na pedagogia Waldorf.

O brincar livre no Halloween

Para a proposta em questão, basicamente me aproveitei dos jogos de construção que Laura possui. A partir das peças soltas que havia nas cores laranja, verde e roxa, elaborei uma pequena instalação. Não havia uma proposta clara de imagem a se formar ao juntar as peças.

brincar livre no halloween 01

O único claro que tinha era agrupar as peças soltas por cor. Com uma teia de aranha artificial, umas aranhas em miniatura e uns moldes de esqueleto que brilham no escuro dei o toque Halloween.

O resultado foi fantástico. A atmosfera do Dia das Bruxas estava aí, mas Laura não se sentiu nada atraída. Não quis brincar. A pequena instalação foi montada em seu quarto e ali esteve intocada durante três dias. Ainda que fizesse o convite, ela apenas observava e preferia fazer outra coisa.

brincar livre no halloween 06

O único que me dizia é: “Mamãe, da medo”. Eu não levava muito a sério esse medo. Até que resolvi tirar as teias de aranha, os esqueletos, espalhar as aranhas pela instalação… Laura passou a brincar o tempo todo.

brincar livre no halloween 03 brincar livre no halloween 05

O emaranhado de peças soltas deu origem ao brincar livre. Laura se apropriou das peças, incluiu outras e começou a dar origem a novas imagens e estruturas. Todo um sucesso.

brincar livre no halloween 09

brincar livre no halloween 07

Nem sempre funciona

Nem sempre a proposta de atividade, por melhor que seja, da certo. Isso porque o protagonista do jogo, a criança, pode não estar preparada ou, simplesmente, não querer brincar naquele momento. O brincar livre tem dessas. É a própria criança quem define o momento ideal para o jogo. E é, a partir de sua criatividade e imaginação, que constrói e reconstrói mundos.

Quando se da esse insight e a criança se doa ao jogo, pode fazer maravilhas. Daí que favorecer o brincar livre com peças soltas é permitir que a criança seja capaz de tomar suas próprias decisões. Ela é capaz de definir quando está preparada e o que deve fazer.

Brincadeiras de Halloween

Deixo para vocês uma compilação das atividades e brincadeiras de Halloween que fizemos em casa com a Laura. Espero que lhes sirvam de inspiração para que aproveitem a data para fomentar o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e linguístico das crianças.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Recriando um canguru com peças soltas

O que é o jogo heurístico e por que é importante?

Criar uma borboleta com peças soltas

Construindo torres com carretéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *