Sempre nos dizem o quanto temos que aprender da mãe natureza. Mesmo assim, insistimos em não reconhecer tudo o que temos à nossa disposição. Você já parou para observar o desenho da natureza como recurso para trabalhar a coordenação motora fina e preparar a criança para a escrita?

Que desenho você vê no caracol? E em uma rodela de madeira? Qual o desenho de um pedaço de cortiça? E uma concha? Já parou para observar as linhas de uma folha? Ou o desenho das pétalas de uma flor?

Vocês já sabem que adoramos não ter que usar fichas para ensinar as crianças. Pode ser que sejam até úteis. Mas observamos que temos muitos outros recursos sensoriais que podem tornar a atividade muito mais interessante para a criança.

Desenho da natureza para treinar traços

Nossa proposta é observar o desenho da natureza e reproduzi-lo em um papel. Assim de simples. Para isso, depois de recolher tesouros da natureza e leva-los a casa, coloque-os sobre a mesa.

Desenho da natureza - grafismos naturais

Permita à criança observar cada um deles. Pergunte-lhe: que desenho você vê nesta concha? Você pode fazer o traçado da concha nesta folha?

Grafismos naturais para pré-escrita

É super curioso ver como a criança é capaz de observar e reproduzir seus traços, suas linhas organizadas ou nem tanto. São os chamados grafismos naturais. Cada elemento da natureza traz uma grafia desenhada que podemos reproduzir a partir do uso de diferentes materiais.

Desenho da natureza

Essa atividade de coordenação motora fina e de linguagem é interessantíssima. Convida a criança a olhar e observar os detalhes de elementos que compõem o entorno, ao mesmo tempo em que estimula a prática do traçado, tão útil para preparar a criança para a escrita.

Algumas sugestões mais:

  • Não precisa escolher elementos diferentes. Já imaginou pegar várias conchinhas e depois traçar?
  • Observar uma montanha e desenhar seu traçado.
  • Reproduzir os traçados de pedras.
  • Desenhar apenas os ramos de uma árvore.
  • Com um giz desenhar o caminho feito por uma formiga ou um caracol.
  • Fazer traços com galhos de árvores caídos no chão.

Enfim, há um sem-fim de coisas que podemos fazer na natureza e aprender dela. Tudo está ali. Basta termos um olhar atento para descobrir coisas maravilhosas!

Escrita e natureza

Espero que tenham gostado da nossas dicas. Compartilhe com os amigos para que mais pessoas possam colocar em práticas atividades pedagógicas mais respeitosas com nossas crianças.

Author

1 Comment

Deixe Uma Resposta