Disciplina PositivaEducação EmocionalEducação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇASER PAIS

O jogo do silêncio de Montessori para as crianças

jogo do silencio de montessori

Manter a atenção da criança, muitas vezes, é um grande desafio. Distraem-se com facilidade. O jogo do silêncio de Montessori pretende ajudar as crianças a melhorar a concentração, a paciência e a empatia. Pode ser aplicado tanto para um grupo de crianças, como para uma única criança. Ou seja, podemos colocá-lo em prática em nossa casa.

Podem participar do jogo crianças desde os dois anos, quando já é possível. O que deve ficar claro é que o jogo do silêncio não é uma alternativa ao castigo, nem se propõe como tal. Tampouco é um instrumento para que a criança reflita sobre o que fez de mal. Apenas é um método de relaxamento que traz uma série de benefícios para a saúde mental da criança.

Jogo do silêncio de Montessori

1. Para realizar o exercício, sente-se em um lugar tranquilo junto com seu filho. Convide-o a estar em silêncio, tal como as montanhas ou as flores.

2. Peça que feche os olhos e se mantenham tranquilos e atentos até que se termine o tempo. Todos devem praticar estar em silêncio como uma flor ou uma rocha.

3. Se a criança tem uns dois anos não terá muita noção do tempo. Por isso, para que ele compreenda a atividade, sugerimos que você deixe visível um medidor de tempo. O modo mais lúdico é usar uma ampulheta com tempo de 1 minuto. Mas caso não tiver uma, utilize um relógio.

4. Utilize um instrumento musical para marcar o final do tempo. Caso não o tenha, pode chamar a criança pelo seu nome para que se levante.

5. Peça que a criança explique o que sentiu ou escutou no tempo em que estava em silêncio. Tenha em conta que não precisa dar muitas explicações.

Nas primeiras vezes a criança não se concentrará muito, não porque não tenha a capacidade, já que é capaz de brincar com o mesmo brinquedo por vários minutos repetindo as mesmas ações. O que passa é que, nesse caso, ela está ativa. A atividade é bem tranquila, então a criança deve se habituar a esse novo tipo entorno.

Benefícios do jogo do silêncio para as crianças

Como dito, são vários os benefícios que o jogo do silêncio de Montessori traz para a saúde mental da criança. Dentre elas, destacam-se:

  • Melhora a concentração.
  • Desenvolve a disciplina interna.
  • Melhora o autocontrole.
  • Exercita a paciência.
  • Faz com que as crianças aprendam a ser tolerantes e respeitosas.
  • Ajuda a relaxar as crianças e os faz meditar e pensar, como no mindfulness. Aliás, aqui mesmo no blog, vocês encontram dicas de como praticar mindfulness com as crianças em casa.
  • Aumenta a agudeza auditiva.
  • Quando participam várias crianças, é muito útil para a prática do trabalho em equipe.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

A lição em três períodos Montessori

Montessori para todos

Por que as crianças se beneficiam com poucos brinquedos?

5 atividades para controlar as emoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *