Criação com ApegoDICAS DE LEITURAEducação InfantilLivros para paisSER PAIS

O Peito Cansado: conto infantil para o desmame noturno

conto infantil o peito cansado

Nossa filha tem 19 meses e há algum tempo já tem bastante reduzidas as mamadas. Durante o dia mama uma vez para dormir à tarde. Mas quando é a noite… ainda estamos à demanda, embora as mamadas se reduziram bastante. Um recurso que temos usado é ler o conto O Peito Cansado. destinado a crianças maiores de 18 meses para ajudá-los a reduzir as mamadas noturnas, quando a mamãe sente que é momento de descansar um pouco mais. Foi criado por Montserrat Reverte, autora da web Dormir Sem Chorar.

Não é fácil para a criança compreender, de cara, o conto. Mas, com o passar dos dias ela vai interiorizando a mensagem. Há um mês Laura dorme em seu quarto. Acorda várias vezes durante a noite procurando o peito. Não tem sido fácil. O marido ajuda à beça. Nosso objetivo é que durma sem chorar. Então, cada vez que Laura acorda, o pai está ao lado para ajudá-la a voltar a dormir sem chorar. Tem funcionado, mas não tem sido fácil.

Com a ajuda do conto e do marido, embora acorde várias vezes à noite, não pede para mamar. Mais acreditamos que acorda porque, ao mudar de posição, não consegue voltar a dormir. Ainda não tem compreendido como é o processo do sono. Quando antes dormíamos próximas (usamos o berço co-leito), sempre que acordava vinha pra perto de mim, muitas vezes acabava se confortando no peito.

Enfim, o processo é lento quando feito desde o respeito. Mas, ver cada passinho dado, dá satisfação.

Deixo o texto do conto O peito Cansado para vocês. Como o original está em espanhol, propomos uma tradução livre. 

O Peito Cansado

Era uma vez um menino feliz em uma família feliz que se alimentava de um peito feliz.

O peito era mágico: servia para comer, para curar, para acompanhar e para dormir…

Uma noite que a criança acordou, ouviu chorar o seu amigo peito.

Perguntou-lhe: “Por que está triste, peitinho?“.

O peito secou uma lágrima, e fazendo biquinho respondeu: “Já não sou um peito feliz. Sou um peito cansado.

O menino feliz, preocupado e um pouco triste ao ver chorar o peitinho, lhe perguntou de novo: “E o que posso fazer para que volte a sorrir?“.

Muito fácil“, respondeu entre soluços o peito, um pouco mais tranquilo. “Preciso dormir toda a noite para poder ter forças amanhã e continuar com você muito tempo. Se durmo toda a noite sem que me chame, estarei descansada e forte e voltarei a ser feliz. Não estará sozinho. Mamãe e Papai podem cantar pra você, podem abraça-lo, podem lhe dar a mão. Assim saberá que estamos com você e assim você dormirá como eu, toda a noite seguida.”

E amanhã voltarei a beber seu leite e você será feliz?“, perguntou-lhe o menino esfregando os olhos. “Sim“, respondeu o peito. “Temos um trato então?“.

O menino, bocejando e fechando os olhos, lhe disse antes de adormecer definitivamente: “Sim!!“.

O peito, sorrindo, lhe desejou boa noite e aquela noite dormiu e dormiu… E descansou.

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

A história de Chapeuzinho Vermelho contada pelo lobo

Conto curto sobre o sistema solar

O lobo e os sete cabritinhos - Irmãos Grimm

A princesa que não queria brincar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *