Educação InfantilMétodo MontessoriSER PAIS

O que aprendemos se torna parte de quem somos

O que aprendemos se torna parte de quem somos

De acordo com os estudos de Maria Montessori, em média, dos 18 meses aos 4 anos, a criança passa por um período de ordem.

Esse é um período em que a criança começa a entender e, então, assimilar o resultado da repetição e da consistência das suas ações.

Não existe uma predeterminação de qual será a necessidade da criança: pra algumas, pode significar a repetição de uma certa ação, como montar e desmontar blocos, pra outras, você pode ter que fazer o mesmo caminho pra ir a um determinado local ou separar os objetos por cores e tamanhos mas, de um modo geral, o meio em que a criança vive influencia muito esse aspecto.

A ordem deixa a criança em paz pra focar o que ela realmente precisa entender e facilita o entendimento de como as coisas acontecem e/ou funcionam.

Sabe quando seu filho chega a um lugar com muitos brinquedos e/ou crianças e ele não sabe pra onde ir ou o quer fazer e, no final, acaba não fazendo nada? Pois é, faltou ordem. O cérebro da criança de repente tem tantos estímulos, tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que ela fica perdida sem nem saber por onde começar. Ela simplesmente não consegue focar nada, e é nesse momento que vocês não entendem o que aconteceu, já que “ele estava tão bem”. A criança PRECISA de ordem. Precisa entender que, após brincar, devemos guardar os brinquedos, que após comer, precisamos limpar a cozinha, que após nos sujar, precisamos tomar banho e por ai vai.

Dê a oportunidade de a criança colaborar mais sendo consistente quanto a como os processos acontecem na sua casa. Organize uma rotina que funcione pra todos e mãos à obra.

Ninguém nasce mais ou menos organizado, e isso também não faz “parte da personalidade” de ninguém. Ser organizado é simplesmente o reflexo do que você aprendeu ou não quando criança.

* Texto de Camila Menon, especialista em Primeira Infância (@educarepreciso)

Leia também:

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Como as crianças aprendem física brincando com este tipo de brinquedos

Diversão ao ar livre

20 formas de reaproveitar as garrafas de plástico para organizar a casa

Como conseguir que não abusem de seu filho por ser muito bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *