AtividadesAtividades de ArtesAtividades de MatemáticaAtividades para imprimirBrinquedos de madeiraEducação Infantil

O que é a escala Cuisenaire? Para que serve? Ideias de atividades

escala cuisenaire

A Escala Cuisenaire foi criada pelo professor Georges Cuisenaire nos anos 50. É o recurso educativo mais utilizado por professores e famílias que apostam pelo uso de material manipulativo para trabalhar conceitos matemáticos com crianças e adolescentes. Nesta publicação, você descobrirá tudo sobre a escala de Cuisenaire, o que é, para que serve, para que idade é recomendada e várias ideias de atividades para trabalhar com as crianças.

O que é a escala Cuisenaire?

O objetivo central da Escala Cuisenaire era trabalhar as quantidades e mostrar como calcular com ajuda de barrinhas de várias cores e tamanhos que vão do 1 ao 10. A barrinha que representa o 1 mede 1 cm x 1 cm, a que representa o 2 mede 2 cm x 2 cm… e assim até o 10.

Através desse material sensorial feito de madeira, as crianças aprendem múltiplos conceitos, tais como a decompor os números e a realizar cálculos de uma maneira muito simples. Por se tratar de um material manipulativo,  o aprendizado se da através da estimulação da memória visual, tátil e auditiva que proporciona a manipulação das barrinhas.

Para que serve a escala Cuisenaire?

As barras Cuisenaire podem ser empregadas para ensinar uma variedade de conceitos matemáticos e ajudam a desenvolver várias capacidades do pensamento lógico-matemático. As barrinhas podem ser utilizadas para aprender:

  • a quantidade
  • a equivalência
  • as quatro operações matemáticas básicas
  • as frações
  • área
  • a raiz quadrada
  • o teorema de Pitágoras
  • a potência
  • a resolução de equações simples
  • os sistemas de equações

A partir de que idade podemos utilizar as barrinhas de Cuisenaire e até quando?

Esse recurso de manipulação matemática pode ser trabalhado com crianças a partir dos 3 anos, sobretudo para evitar que levem as peças menores à boca. Mas, se feito sob supervisão de um adulto, não há problemas para começar antes. Ainda assim, é a partir dos 5 a 6 anos e até os 12 quando mais proveito a criança pode tirar do material. Contudo, o fato de já estar familiarizado com as barrinhas Cuisenaire e suas representações podem ajuda-lo a entender mais facilmente os conceitos ensinados. Também pode ser utilizado por adultos para que compreendam melhor os números e facilite a transição para o cálculo mental.

Atividades com a escala Cuisenaire

Uma dúvida frequente é como trabalhar com a escala Cuisenaire. Você tem contato com o material, vê a sua beleza, mas não entende como aquelas peças de madeira podem ser tão úteis para as crianças.

Decidimos separar uma série de atividades com Cuisenaire para Educação Infantil ou em casa mesmo. São ideias para fazer com crianças entre 3 e 6 anos. Como já explicado, as barrinhas podem ser utilizadas até os 12 anos, logo, seu uso vai muito além do que nossas 12 dicas iniciais.

O que deve ter claro é que é um material muito visual e tátil. Os números se percebem pela longitude de cada barra.

Brincar livre com as barrinhas Cuisenaire

O primeiro contato da criança com as barrinhas de Cuisenaire deve ser através do brincar livre. Isso significa que ela deve experimentar o material livremente, sem qualquer interferência. A partir de sua curiosidade e desejo, pode toca-lo, senti-lo, criar hipóteses de uso…

escala cuisenaire brincar livre

Ela deve toca-lo, senti-lo, deixar surgir essa faísca de curiosidade que lhe deixará desejosa de descobrir como jogar, brincar ou usar o material.

Fazer desenhos

A partir de fichas de imagens desenhadas com as barrinhas, a criança refaz o desenho escolhido.

escala cuisenaire fazer desenho 01

Aproveito e indico a vocês um post super legal com várias atividades com a temática abacaxi para fazer com as crianças:

Um desenho 3D com as barrinhas Cuisenaire que são sempre um sucesso por aqui: montar a torre!

escala cuisenaire atividades 01

Veja outras opções de desenhos para serem recriados com a escala Cuisenaire:

Classificar por cores

Podemos usar outros materiais que tenhamos em casa. Neste caso, faço a proposta com botões e barrinhas. Coloque primeiro os botões com várias das cores das barrinhas. A criança deve fazer um pareamento de cores. Lembre-se de que cada uma das barras tem uma cor atribuída a uma quantidade.

classificacao por cores escala cuisenaire

Jogo de atenção e memória

Coloque três ou quatro barrinhas diante da criança e peça que as observe. Em seguida, feche os olhos enquanto você tira uma delas. Ao abri-los, ela deve dizer qual falta.

jogo de atencao e memoria cuisenaire 01

A quantidade de barrinhas pode ir aumentando conforme você perceba que a criança está preparada para o jogo.

jogo de atencao e memoria cuisenaire 02

Decomposição de números

A decomposição de números é uma atividade interessante para que a criança entenda noções de somar e diminuir. Dia desses a caixa de barrinhas Cuisenaire estava disponível para o brincar livre. Pela curiosidade de descobrir seus usos, Laura pegou uma primeira barra, a do número 10 e a colocou diante da caixa. A partir daí começou a buscar barras que, ao final, compusessem o mesmo tamanho que a de 10. Seu pensamento não foi objetivo. E o fez a partir do controle de erro.

escala cuisenaire decomposicao de numeros

Esse tipo de atividade, permite à criança observar e compreender que há diferentes maneiras de formar o mesmo número. Deixo claro que não introduzi, verbalmente, qualquer conceito ou dei sugestão. A criança manipula o material e levanta hipóteses e é, através delas, que o conhecimento vai sendo formado. Tudo isso servirá de base para quando esteja, de fato, pronta para aprender os conceitos de maneira mais sistemática.

escala cuisenaire decomposicao de numeros 01

Outra opção é propor o jogo livre mas tendo um porta-retrato ou qualquer outra superfície que limite o uso. Isso ajuda a que componha uma imagem a partir do encaixe das distintas barrinhas.

quadro decomposicao numeros escala cuisenaire

Veja, também, as possibilidades de decomposição dos números de 0 a 10 usando as barras de Cuisenaire:

Escada numérica – ordem crescente ou ordem decrescente

Aprender fazer escadas para melhorar a coordenação motora fina. Além disso, trabalhamos os conceitos de ordem crescente e ordem decrescente. Ofereça à criança uma barrinha de cada tamanho. Convide-a a criar uma escada. Como cada uma das barrinhas tem um tamanho, essa é uma atividade com controle de erro.

Outro dia, Laura fez a escada na vertical. O mais comum é fazer na horizontal. Acredito que tenha optado pela vertical por já trabalhar bastante com a torre rosa montessoriana.

escada numerica barras cuisenaire 01

Quanto mede?

Você pode oferecer à criança diferentes objetos que tenha por casa para medir o tamanho. Essa é uma proposta bem interessante, já que a criança trabalha o conceito de medida de uma forma lúdica.

quanto mede escala cuisenaire

Seriação

Reproduzir uma sequência de barrinhas que siga uma lógica numérica. Por exemplo, barrinhas de 1 a 5, de 6 a 10, pares ou ímpares. Abaixo há uma ideia, mas as possibilidades de seriação são infinitas. Neste caso, fiz uma primeira sequência (1, 2, 3). A criança deve reproduzi-la e continuar a série.

seriacao escala de cuisenaire

Maior, menor ou igual?

Trabalhar comparativos. Qual barra é maior e qual menor. Para isso, coloque duas barrinhas para que possa comparar. Trabalhe os sinais de maior, menor ou igual. Para fazê-los, utilizei massinha.

menor maior igual escala cuisenaire

Simetria reflexiva

As atividades de simetria são sempre bem vindas para fazer com quaisquer materiais manipulativos. Trace uma linha sobre a mesa. De um lado, forme uma sequência com diferentes barrinhas. A criança deve refazê-la do outro lado da linha.

simetria escala cuisenaire 01

Neste caso, diferente da seriação, ela deve fazer simetria reflexiva, ou seja, recriar a série a partir da ideia de estar diante de um espelho.

simetria escala cuisenaire 02

Veja a mesma proposta de simetria reflexiva com palitos de picolé:

Relação número – quantidade

Quando a criança já compreende bem a noção de quantidade, é o momento de trabalhar a associação com o número gráfico que a representa. E as barrinhas de Cuisenaire são muito úteis para isso.

Uma primeira opção é colocar os números em ordem crescente, do 1 ao 5, por exemplo. Usando as barras de 1 cm, a criança deve atribuir a quantidade correspondente ao número.

relacao numero quantidade escala cuisenaire 02

Outra possibilidade é a criança atribuir o número gráfico à quantidade de barrinhas existentes em cada grupo.

relacao numero quantidade escala cuisenaire 01

E, após trabalhar os números, podemos relacionar a quantidade de barrinhas de 1 cm à sua correspondente. Ou seja, podemos mostrar que duas brancas equivalem a uma preta, ou que três brancas equivalem a uma verde, e assim por diante. Ao fazer esse exercício, a criança percebe que cada uma das barras representa um número de 1 a 10.

escala cuisenaire decomposicao de numeros 02

Construir a torre de quadrados de Maria Antònia Canals com as barrinhas de Cuisenaire

Farei mais adiante um post para explicar mais sobre a série de materiais matemáticos de Maria Antònia Canals, que compreende a caixa de barrinhas (tal como a escala de Cuisenaire), a caixa de quadrados e a caixa de cubos (bem similar à torre rosa montessori).  A segunda caixa de Maria Antònia Canals, a dos quadrados, permite à criança descobrir a noção de número quadrado e descobrir todo tipo de relações entre os números quadrados. É muito útil para entender o conceito de dezena e introduzir noções de áreas.

torre quadrados maria antonia canals 02

A torre de quadrados é, visualmente, muito linda. Montei-a para tirar a foto e mostrar a opção para vocês. Laura a viu sobre a mesa e ficou curiosa: “O que é isso?”. Ela observou e viu como uma proposta de jogo livre, brincou e, depois, desmontou a torre, guardando cada peça em seu lugar correspondente na caixa.

torre quadrados maria antonia canals 01

Quer mais atividades com a escala Cuisenaire? Fique atento(a) que iremos editando a publicação, à medida em que trabalhemos o material.

Nossa experiência com a escala Cuisenaire

Compramos a escala Cuisenaire depois de ler muito sobre os principais materiais de matemática manipulativa. Estamos convencidos da importância de que a criança absorva os conceitos matemáticos a partir de objetos concretos. A escala é um excelente material. Além de possibilitar o aprendizado de múltiplos conceitos, é um material bonito e atrativo para a criança.

Os primeiros contatos da Laura foram através do brincar livre e da recriação de figuras e desenhos planos e em 3D. Toda uma descoberta!

Não é um material que está em seu cotidiano, mas a acompanha em sua evolução. Faz parte dos materiais de rodízio. Logo, de tempo em tempo, voltamos a apresenta-lo. E é interessantíssimo porque, a cada vez, faz novas descobertas.

Começou a, intuitivamente, decompor números. Tendo uma das barras de base, começa a decompor o números. É super curioso como, através da observação e da experimentação, se da conta do valor numérico das barrinhas.

Também gosta muito de fazer escadas de 1 a 10 de diferentes formas. Apresentamos o jogo, pela primeira vez, logo que completou os três anos. Agora, quando edito esta publicação, ela tem 3 anos e 11 meses e é impressionante acompanhar a evolução através de um único jogo.

Espero, futuramente, voltar a editar este post e continuar contando, com muita emoção, todas as pequenas grandes descobertas da nossa filha através das barras Cuisenaire.

Super recomendamos ter o material em casa!

Escala Cuisenaire para comprar 

Na hora de comprar a Escala de Cuisenaire, a melhor opção é a de 294 peças, já que permitirá à criança realizar um número maior de atividades matemáticas. Mas, caso deseje começar com crianças pequenas, pode optar por um jogo com menos peças e, posteriormente, adquirir outro.

Deixamos nossas recomendações de compra. 

Carlu Brinquedos - Jogo Educativo, 5+ Anos, 294 Peças, Color Multicolorido, 1085
  • Jogo composto por 294 peças; confeccionadas em madeira e pintadas com tinta atóxica
  • Peças com comprimento variando entre 1 x 1 x 1 cm até 1 x 1 x 10 cm
  • Lacrada com película de P.V.C encolhível
Carlu - Jogo Educativo, 5+ Anos, 68 Peças, Color Multicolorido, 108510
  • Jogo composto por 68 peças, confeccionadas em madeira, pintadas com tinta atóxica
  • Peças com comprimento variando entre 1 x 1 x 1 cm até 1 x 1 x 10 cm
  • Embalagem: caixa de madeira com tampa serigrafada medindo 12,5 x 12,5 x 5 cm; lacrada com película de PVC encolhível

Vale a pena fazer uma escala Cuisenaire com eva ou papelão?

Nossa resposta é um redondo NÃO. Não vale a pena fazer uma escala Cuisenaire, nem com papel, nem com eva, nem com qualquer outro material reciclável. Por quê?

Dou-lhe duas razões óbvias: a primeira é o preço. O produto é, relativamente, muito barato e sua duração é prolongada. É um material matemático que você poderá usar com as crianças de 3 a 12 anos. Logo, se bem utilizado, o gasto compensa e muito.

Outro motivo é se tratar de um material manipulativo. Para que a criança tire maior proveito, é preciso que as peças sejam de madeiras e tenham as dimensões corretas para o melhor uso e compreensão dos conceitos trabalhados. Veja bem, uma escala Cuisenaire em eva é plana. Não tem as mesmas dimensões. E, ainda que muito bem feita, pode não adquirir a estabilidade e o encaixe necessários para muitas das atividades que podem ser trabalhadas com o material.

Portanto, nada de andar procurando como fazer escala cuisenaire em eva, em papelão ou o que quer que seja. Se, depois deste post, você se convenceu sobre a importância do material, compre-o!

Posts relacionados

Atividade de matemática com alfinete de segurança

Escada de contas coloridas Montessori - Material de matemática

Atividades com alfinetes de segurança para Educação Infantil

Atividade joaninha de matemática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *