Nesta publicação abordaremos o que é mindfulness ou atenção plena. Buscaremos explicar, de forma clara, o que é essa prática de meditação, ou mais bem, essa filosofia de vida. E, ainda, como podemos praticar com as crianças, oferecendo-lhes os inúmeros benefícios do mindfulness.

O que é mindfulness?

O mindfulness, ou atenção consciente ou atenção plena é uma prática na qual tomamos consciência dos distintos matizes de nossa experiência no momento presente. Nesse sentido, podemos ser conscientes de como nos movemos, como nos sentimos (tanto física como emocionalmente) e como respondemos ou reagimos diante de cada momento de nossa vida.

Ter essa consciência nos permite ter uma vida mais criativa, posto que nos permite ser honestos, pragmáticos, valentes, resilientes e capazes de ter profundo sentido de iniciativa. É comum que estejamos lavando vasilhas, mas pensando em uma discussão recente com um amigo ou companheiro. É comum que a criança esteja sentada fazendo os deveres, mas pensando em ir ao parque. Em ambos os casos, a distração não possibilita ter o foco na atividade que se está realizando.

Mais do que uma técnicas de meditação, o mindfulness é uma filosofia de vida, baseada no que se entende por viver aqui e agora. A prática constante permite à pessoa aprender a ter o foco de atenção no que realmente importa, liberando-se de situações que a bloqueiam e as distraem. Trata-se de aprender a desenvolver a consciência exata de cada momento do que é nossa experiência de fato, deixando de estar fechados em nossos próprios julgamentos sobre o que se vive. Dessa forma, podemos aprender a aceitar o que vivemos sem julgar, focado-nos no aqui e agora.

Poderíamos continuar escrevendo mais sobre o que é mindfulness, sua origem e conceito. No entanto, a ideia é pincelar de forma eficaz o seu significado para, em seguida, mostrar-lhe sua aplicação nas nossas vidas.

Benefício do mindfulness para crianças e adultos

O mindfulness é uma prática adequada para adultos, adolescentes e crianças. Todos podemos aprender a cultivar a atenção plena e consciente. A relevância está em aprender a ter mais sensibilidade com o processo de reação a tudo o que nos afeta na vida. Se nos tornamos conscientes disso, podemos evitar tensões criadas por nossos impulsos de evitar coisas das quais não gostamos e prolongar as experiências que nos proporcionam prazer.

Para as crianças, o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para o autocontrole das emoções, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ajuda também concentrar-se, enfocando a atenção na atividade que está desenvolvendo no momento. Ainda destacamos como vantagens de praticar a meditação mindfulness:

  • Melhora a atenção, a criatividade, a aprendizagem.
  • Aprendem a se concentrar melhor e ignorar distrações. No colégio, ajuda a melhorar a melhora, logo o rendimento escolar.
  • Ajuda a regular as emoções, a encontrar tranquilidade e equilíbrio, especialmente quando se sintam angustiadas, nervosas, tristes, com raiva.
  • Ajuda a se sentirem mais seguros e o autocontrole.
  • Aumenta a introspecção, observando mais claramente o que sucede em seu interior, em seu entorno e com os demais.
  • Desenvolvimento da compaixão e a amabilidade para com si mesmos e com os outros.
  • Melhora as habilidades pró-sociais, tais como a paciência, a empatia, a alegria pelo bem-estar dos demais e a resolução de conflitos.
  • Reduzir a impulsividade e os sintomas de ansiedade.
  • Ajuda a liberar todo o estresse que podem gerar o entorno.
  • Pode melhorar a qualidade do sonho e o processo de respiração para acalmar a mente e o corpo. Veja a técnica de Mindfulness para ajudar seu filho a dormir melhor.
  • É um recurso importante para conseguir, de maneira positiva, uma maior inteligência emocional.
  • Importante para o autoconhecimento.

Quando praticar o mindfulness?

As crianças a partir dos dois anos de idade já podem praticar o mindfulness. No início o farão durante alguns segundos, mas, pouco a pouco, o tempo vai ampliando. No caso dos adultos, o recomendável é meia hora ao dia, mas se estiver começando, faça sessões mais curtas de dez minutos. O objetivo não é desistir por tédio e frustração, mas aprender a desfrutar dos benefícios que a relaxação lhe proporciona.

Portanto, para integrar essa meditação no dia a dia da família, é importante a constância na prática. Com o tempo nos tornamos capazes de meditar quase que em qualquer circunstância.

o que e mindfulness

Praticar o mindfulness infantil em um lugar tranquilo

Para praticar a meditação mindfulness, o ideal é estar em um lugar livre de barulhos e estar sentados confortavelmente, com coluna reta. Podemos colocar música relaxante de fundo com ciclos repetitivos para impedir que nos distraia. O mindfulness também pode ser praticado em espaços abertos, como um jardim e um parque. Estar em contato com a natureza sempre é positivo para a mente e para o corpo. No entanto, busque um lugar mais tranquilo, livre de tanto barulho e elementos que possam dispersá-lo.

Uma dica importante, independente do lugar onde realize a meditação, apague todo e qualquer aparelho eletrônico. E não se esqueça de colocar uma roupa cômoda, tirar os sapatos e qualquer outro complemento que oprima o corpo.

Como incluir o mindfulness no dia a dia da criança

Para a aplicar o mindfulness em casa, ajuda muito que sejamos nós o melhor exemplo da criança. Se praticamos esse tipo de meditação, é provável que ela se anime à prática. Se você não pratica mindfulness, pode se colocar o desafio de começar praticando junto com seus filhos. Para isso, uma série de técnicas e exercícios de mindfulness podem nos auxiliar na prática da meditação.

– Exercícios de atenção

Convide-o a realizar exercícios de respirações profundas. Ou, simplesmente, pode convidá-lo a fixar sua atenção em um único objeto (uma vela, um quadro, uma caneta). Enfim, podemos soar um sino e pedir que se concentre em seu som. Também podemos pedir que feche os olhos e preste atenção no que ocorre a seu redor.

Por ser uma meditação infantil, apresente-a sempre como uma atividade lúdica, cheia de humor e de aventura. Não pense que será fácil para seu filho sentar-se por 4 ou 5 minutos e ficar quieto porque sim. Repetir o mesmo exercícios em dias diferentes ajuda a criar o hábito da prática meditativa.

– Prestar atenção na rotina

Você pode motivar seu filho a realizar atividades conscientes. Logo, em sua rotina, se está tomando banho, por exemplo, ser capaz de dar conta do processo, sentir as partes do seu corpo que estão sendo ensaboadas, a temperatura e intensidade da água que escorre, a toalha que a seca… Oura ação importante do dia é a hora do almoço ou do jantar. Podemos praticar um exercício consciente de comer uma uva passa ou um pedaço de chocolate. É fundamental que ela aprenda a ter atenção plena a cada etapa o que está fazendo naquele momento. Isso a ajudará muito a se concentrar.

– Ter atenção às emoções

Pode ajudar muito às crianças quando passam por momentos sensíveis. Por exemplo, se seu filho está nervoso por algo, você pode ficar a seu nível e olhando em seus olhos ajuda-lo a identificar a emoção, explicar-lhe que entende o que lhe passa e que necessita centrar-se para que possa novamente sentir-se bem. A criança pode aprender a reconhecer os sentimentos, descrevê-los e reconhecer como se manifestam em seu corpo (tensões, dores, arrepios que provocam…).

Explique a seus filhos que é preciso aceitar suas emoções com amabilidade. Há dias em que nos sentimos bem, e outros em que algo nos deixa triste. É preciso que a criança aprenda a reconhecer cada uma emoções que um dia bom ou ruim possa provocar-lhe. Você pode dizer a ele: “Mesmo que hoje não tenha sido um bom dia, você está fazendo bem ao aceitar as coisas tal como são neste momento“. Não julgue as experiências das crianças, todas estão bem e fazem parte de seu crescimento como pessoa.

Escutar

Para uma criança, reconhecer suas emoções é algo muito difícil e complicado. Por isso, busque sempre falar com seu filho sobre as distintas emoções, nominando-as e explicando-as para que ele possa expressar o que sente. Ao final de cada atividade que realize, peça que explique o que sente, que possa dizer se suas sensações são boas ou más, simplesmente fazem parte da vivencia de cada momento. No entanto, não force nada. Caso não queira comentar, respeite sua vontade. Dia pós dia você conseguirá despertar a confiança de seu filho.

– Rotina de gratidão

As crianças devem se fazer conscientes de tudo de bom que ocorreu durante o dia ou em sua vida. É preciso que se dê conta das coisas boas não materiais. Um exemplo é a proposta do pote da felicidade para desenvolver o pensamento positivo nas crianças.

Pote da felicidade para desenvolver o pensamento positivo nas crianças

Exercícios de Mindfulness

Há uma variedade grande de exercícios para praticar a atenção plena o estar o no aqui e no agora. Começamos com um exercício básico de mindfulness.

Exercício básico de mindfulness para crianças
  • Sentar em posição cômoda, com a coluna reta.
  • Feche os olhos suavemente.
  • Faça três respirações profundas, sendo consciente de como inspira e como expira.
  • Tal e como fizer está bem. Não se julgue.
  • Coloque a mão sobre o coração e sinta as sensações que produz.
  • Mantenha sua atenção nela e deixe sua mão aberta.
  • Se vier alguma emoção ou pensamento, não há problemas. Tudo está bem.
  • Simplesmente, se dê conta e volte, amavelmente, à sensação de sua mão no coração.
  • Agora repita internamente, um par de vezes, as seguintes afirmações:

– Este momento é uma oportunidade

– Neste dia quero ser amável e compassivo comigo.

– Neste dia, quero ser amável e compassivo com o mundo.

Depois desse exercício, e antes de abrir os olhos, dê um ligeiro sorriso para dar bom dia ao novo dia.

Dicas de exercícios para praticar mindfulness em casa com as crianças

Publicação super útil para aprender uma variedade grande de exercícios para praticar com as crianças!

https://www.criandocomapego.com/18-exercicios-de-mindfulness-para-criancas/

Jogo da vela

Aprender a trabalhar a atenção plena e o estar no aqui e no agora a partir da observação da chama de uma vela.

Jogo da vela: mindfulness para crianças

Brincando de Mindfulness

E se os exercícios que estão no blog não lhe parecem suficientes, o Brincando de Mindfulness, de Patrícia Calazans. Uma verdadeira joia. No post, você confere nossa resenha e onde comprar!

Brincando de Mindfulness

Aprender a inspirar e a expirar com um bicho de pelúcia

Essa é uma prática lúdica de mindfulness para as crianças. É divertida e, também, afetiva.

Aprender a Inspirar e Expirar – Mindfulness

Exercício de mindfulness com os sons das vogais

Trabalhar a consciência fonológica a partir de um exercício de mindfulness. Tem coisa melhor?

Atividade com sons das vogais AEIOU – Mindfulness

Esperamos com este post ter esclarecido o que é mindfulness e mostrar a você a importância da prática e se seus benefícios para a vida dos nossos filhos.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Além disso, há uma parte dedicada a sugerir atividades sobre as emoções para trabalhar com os pequenos em casa. Descubra mais:

Deixe Uma Resposta