O jogo heurístico é uma atividade lúdica por meio da qual se estimula o descobrimento e a experimentação das crianças durante sua primeira infância. Quer descobrir mais sobre ele e conhecer sua importância no desenvolvimento e no aprendizado dos pequenos de casa?

O jogo heurístico

O jogo heurístico é uma atividade de jogo na qual as crianças interagem com diferentes tipos de objetos, formas e materiais. Os famosos brinquedos do tipo cestas dos tesouros pertencem a esta categoria.

Nas escolas infantis, utiliza-se este método há muito tempo, fabricando eles mesmos seus próprios materiais de jogo. Entretanto, devido a estar no auge, na atualidade, muitos fabricantes de brinquedos de madeira, como Grapat, se centraram toda a produção de seus brinquedos nessa interessante pedagogia que se inicia desde que a criança começa a se movimentar (ao redor dos 12 meses) até os 2 anos.

o que e o jogo heuristico 03

Um aprendizado autodidata

No jogo heurístico, a criança é o protagonista de seu próprio aprendizado. Sozinho ele explora, investiga e descobre de maneira natural e autoguiada. Os elementos de jogo desta vertente educativa favorecem o aprendizado por descobrimento, o conhecimento da realidade, o desenvolvimento da autoestima e o respeito pelo ritmo e as necessidades de cada criança.

As crianças descobrem, através de seus próprios sentidos, as características dos objetos que manipulam, realizando, assim, novos aprendizados por si mesmos.

o que e o jogo heuristico 06

Os benefícios do jogo heurístico e seus materiais

O jogo heurístico tem múltiplos benefícios para os pequenos da casa:

  • Desenvolve capacidades cognitivas: compreender, relacionar, conhecer…
  • Incentiva a manipulação e a criatividade das crianças.
  • Favorece as capacidades perceptivas: visão, audição, tato, olfato, paladar…
  • Tem benefícios corporais: desenvolvimento da motricidade grossa e fina.
  • Ajuda a tomar consciência das leis da natureza (gravidade e equilíbrio).
  • Ao praticar a seleção e discriminação entre categorias de objetos diferentes, estabelecem a base do pensamento matemático.
  • Ensina valores éticos: respeito, tolerância, colaboração…
  • Oferece benefícios afetivos: desfrutar, valorizar, querer…
  • Também tem vantagens sociais: colaborar, compartilhar…

O material utilizado, neste jogo, deve estar formado, exclusivamente, por objetos naturais (de pele, papel, madeira, papelão, rolhas, etc) e um recipiente também natural (de madeira, palha, fibras naturais, papelão, etc) como o qual a criança pode transportar, transferir, classificar, etc… os materiais durante a sessão de jogo. Evitando-se sempre os materiais plásticos ou os brinquedos.

o que e o jogo heuristico 09

As fases do jogo heurístico

A sessão do jogo heurístico deve durar uns 45 minutos e se divide em 3 partes muito importantes.

  • Na primeira fase, a fase preparatória, o adulto prepara o material em um espaço de jogo vazio (um tapete, um chão limpo, uma bandeja de madeira) e livre de outros elementos de jogo. Seleciona três tipos de materiais sensoriais diferentes e escolhe os recipientes mais adequados (três como mínimo para cada criança. Organizam-se vários pontos de jogo, de maneira que os materiais fiquem agrupados segundo suas qualidades. as crianças podem encontrar o material espalhado pelo chão ou bem podem observar como o educador os vai colocando.
  • A segunda é a fase do jogo ou de exploração, em que as crianças experimentam com os objetos selecionados. Combinam e exploram livremente os diferentes materiais, se perguntam para que servem e que podem fazer com eles. Também começam a emparelhar, tapar, destapar, abrir, fechar, encher, tirar, separar, girar, encaixar, empilhar, equilibrar, rodar, agrupar, etc.
  • A terceira é a fase da recolhida, em que terão que classificar e organizar o material em seu lugar correspondente. Os pequenos recolhem o material e o catalogam com a ajuda de um adulto, guardando cada material dentro de seu recipiente, bolsa, cesto, caixa ou gaveta correspondente. O adulto vai indicando seu nome, qualidades, forma, quantidade e o lugar onde se encontra em relação com os demais objetos (debaixo de, ali há dois mais, são cilindros, peças de madeira, etc.).

Este sistema transforma o aprendizado da criança em um processo estimulante, diante do papel, aparentemente, passivo do adulto.

A duração da sessão é de 45 minutos (aproximadamente, dependendo do interesse dos meninos e meninas e do desenvolvimento da mesma). Deve acabar antes de esgotar o interesse e a curiosidade dos pequenos e evitar gerar apatia, tédio ou desinteresse nas crianças pela atividade. Dos três quartos de hora, se utilizam 25 minutos para o jogo e 15 para organizar o material.

o que e o jogo heuristico 04

O papel da pessoa adulta no jogo heurístico

A função do adulto ou do educador no jogo heurístico é, fundamentalmente, o de facilitador. Uma vez facilitados os materiais e seus recipientes, deve permanecer em silêncio, atento e observando em um ponto estratégico desde onde possa ver e ser visto pelos pequenos.

Não deve estimular nem sugerir nada, nem elogiar, criticar ou dirigir o que devem fazer. No jogo heurístico não há acertos nem erros, não existem pautas. É um jogo livre em que o adulto deve, somente, intervir quando fizer falta, por exemplo, para organizar os objetos que se dispersem, animar a ação de alguma criança indecisa, evitar uma briga ou uma birra, etc. A regra geral é que deve causar a menor interrupção possível.

o que e o jogo heuristico 02

O certo é que, a pesar do papel, aparentemente, passivo do adulto, resulta fascinante observar como os pequenos descobrem, por vontade própria, sem que nenhum adulto os oriente, as características dos objetos e como adquirem noções de volume, cor, texturas, etc.

Educação Infantil

Por aqui você encontra um conjunto de textos interessantes sobre as pedagogias alternativas e como aplica-las em casa com nossos filhos. Além disso, há informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Clique no link abaixo e descubra mais:

7 Comentários

  1. Muito interessante essa abordagem de se trabalhar com as crianças pequenas, ouvi falar a respeito do brincar heurístico a partir de uma amiga e companheira de trabalho, e resolvi procurar me informar mais, pois trabalho com crianças de 3 anos e me encantei com o assunto. Pretendo me aprofundar E mais ainda colocar . prática em minhas salas de aula.

  2. Fernanda Freitas Responder

    olá, gostaria de saber se vc tem alguma referência bibliográfica para indicar sobre este tema.

    • Paula Munhoz Responder

      Eu gosto destes, são pioneiros

      FOCHI, Paulo. O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI / Organização Paulo Fochi. – Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

      GOLDSCHMIED, E.; JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

  3. Pelo que tenho pesquisado não iremos encontrar brinquedos Heurísticos, usamos materiais do nosso cotidiano e da natureza então não iremos conseguir encontrar tudo que precisamos em um só lugar. As possibilidades de objetos são muitas, por isso acredito que não encontrará uma loja especifica.

  4. Carlos Henrique Szabo Responder

    Olá, boa tarde??
    Estou procurando fabricantes de Brinquedos Heurísticos, vocês tem alguém para indicar??

    Grato

    • Karina Responder

      Oi Carlos, infelizmente não tenho como indicar. Quando fazemos propostas de jogo heurístico com a Laura, usamos materiais que vamos comprando em lojas distintas, pegando elementos direto da natureza, usando material reciclado… Vou buscar colocar mais propostas de jogos heurísticos por aqui que possam servir como fonte de inspiração.

Deixe Uma Resposta