Desenvolvimento infantilEducação InfantilMétodo Montessori

Os três primeiros anos de vida, por Maria Montessori

os tres primeiros anos de vida maria montessori

“O desenvolvimento da criança, durante os três primeiros anos de vida, não é igual, em intensidade e importância, a nenhuma outra etapa anterior ou posterior do resto de sua vida.

Se consideramos as transformações, adaptações, conquistas e adaptação ao ambiente durante o primeiro período de vida, dos 0 aos 3 anos, é, funcionalmente, um período mais longo que todos os períodos seguintes colocados justos desde os 3 até a morte. Por essa razão, esses três anos podem ser considerados tão longos como uma vida inteira.

(…) Em termos de aritmética, o indivíduo tem 3 anos de idade. Em termos de desenvolvimento vital, é um homem que consumou todo um ciclo de vida e viveu toda uma vida de experiência.

Não é incorreto dizer que lhe estamos dando as boas-vindas… a um herói que fez uma grande conquista, que lutou muitas batalhas e as ganhou, que foi ferido muitas vezes, que sofreu e se recuperou. O que vem a nós pode ser considerado um homem venerável, com idade e aquisições. (…) O que adquiriu não lhe foi dado pela natureza, é o resultado de sua própria atividade. (…) Em um ano, dois anos, três anos, a criança é capaz de fazer o que a um adulto pode custar vinte anos para fazer. (…) Isso aponta a sua possessão de um poder que os adultos não possuem. (…)

Agora podemos resumir a posição de uma criança chegando à Casa das Crianças* na idade de 3 anos. Durante o primeiro ano, depois de seu nascimento, a criança se desenvolveu como um homem que sabe como conduzir a si mesmo, como reconhecer objetos, como pensar, como alar e como caminhar. No segundo ano, ela se constrói a si mesmo e aumenta seu domínio do ambiente. Durante o terceiro ano, antes de que a criança chegue a uma Casa das Crianças, consolida todas as conquistas que a criança fez durante os anos prévios. A Casa das Crianças, portanto, se encarrega de uma pessoa que se desenvolveu através de seus próprios esforços e conquistas. Sem nenhuma dúvida, exceto o impulso criador pelo qual é capaz de se fazer a si mesmo.”

Maria Montessori, O que deveria saber sobre seu filho.

* A Casa das Crianças é a sala Montessori, destinada a crianças de 3 a 6 anos. Em um princípio era o único grupo de compunha um colégio Montessori. Hoje em dia foram adaptadas aulas Montessori para todas as idades, de 0 a 18 anos, e, inclusive, há programas para adultos maiores.

** Texto visto em Educación Montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

10 cartões para usar com a torre rosa

Números de lixa Montessori

Pote da calma não ajuda a criança a se acalmar

Cartões para trabalhar com a torre montessoriana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *