A partir do oitavo ou nono mês, o bebê começa a utilizar o movimento de pinça para agarrar objetos menores. Isso significa que faz uso dos dedos polegar e indicador, em um movimento que se parece ao de uma pinça. Esse é, sem dúvidas, um marco muito importante no desenvolvimento da coordenação motora de nossos bebês.

É com o tempo que a criança vai aperfeiçoando o movimento. E veremos seu progresso ao longo dos anos do pré-escolar. O bom desenvolvimento do movimento de pinça será útil para uma grande variedade de atividades, tais como escrever, abotoar roupas, abrir zíper, embrulhar ou desembrulhar uma bala, amarrar o cadarço, e por aí vai…

Aqui já mostrei algumas atividades que fiz com Laura que reforçam o desenvolvimento da coordenação motora fina. Dois exemplos são o brinquedo feito com garrafa de plástico e palitos coloridos e o de empilhar buchinhas de cabelo.

atividade movimento de pinca bebes

Neste post você confere o jogo de papel transparente, que chamamos de parede pegajosa, pode ser muito útil para reforçar o desenvolvimento do movimento de pinça. É super fácil e prático de fazer. O bebê se diverte um monte descobrindo o contato do papel.

Materiais necessários:

atividade de coordenacao motora fina

. Papel contact

. Cartolina

. Tesoura

. Durex

. Pompons de diferentes tamanhos

Como fazer a parede pegajosa

Eu usei uma cartulina de base, mas você pode colocar o papel contact diretamente na parede. O truque é que a parte pegajosa esteja contrária à parede. Para isso o durex será útil para fixar o papel na parede. Tente colocar o papel contact bem firme. Os bebês não controlam bem sua força, logo ao sentirem suas mãos coladas no papel podem tentar arrancá-lo.

atividade parede pegajosa

Há uma variedade de coisas que podem ser úteis para colar no papel contact. Eu escolhi pompons com brilho em tamanhos distintos. Mas você pode dar asas à sua imaginação e fazer uso de botões, papéis coloridos, linhas e lã… Tenha em conta também a idade de seu filho, para que a atividade seja bem divertida para ele.

Nossa experiência com a parede pegajosa

Para evitar colocar o papel contact na parede, tentei fazer a atividade diretamente no chão. Dei à Laura uma série de imagens de flores em goma eva. O objetivo é que colocasse sobre o papel. Mais ou menos isso ocorreu. Mas confesso que, para ela, o toque lhe parecia tão incrível que ela se divertiu um monte andando sobre o papel contact, sentindo como seu pé ficava preso e a força que tinha que fazer para sair dali. Ela ria de dar gargalhadas.

Não teve jeito, no dia seguinte, propus a parede pegajosa. Apresentei a superfície, deixei que tocasse e percebesse que se tratava da mesmo papel pegajoso do dia anterior. Mostrei-lhe o potinho com os pompons. Foi incrível como se divertia colocando e tirando os pompons. Foi um acerto essa atividade. Para repetir por muitas vezes, ao longo dos anos, sempre acrescentando novos materiais para compor o painel!

Deixo abaixo mais imagens da nossa experiência.

atividade de movimento de pinca atividade com papel contact e pompons movimento de pinca nos bebes parede pegajosa

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta