Ordem em casaSER PAIS

Paredes criativas para crianças que fazem arte

paredes criativas cortica 01

Desde que Laura nasceu, recebi um conselho unânime: Não pinte as paredes. Espere a menina fazer uns 3 ou 4 anos. Antes disso, se pintar, vai se arrepender, pois ela vai sujar tudo de tinta, canetinha, lápis-de-cor.”. Por enquanto acatei o conselho.

Fato é que a criança percebe a parede como uma superfície apta para sua arte. Não gostaria de ter que ficar dando bronca na minha filha porque tenha rabiscado uma das paredes da casa, mas também não quero tê-las todas rabiscadas e não poder pintá-las à espera do dia em que Laura não às risque mais.

Longe de mim inibir ou limitar sua liberdade de criação. No entanto, tenho buscado soluções práticas para agradar a gregos e Troianos. Hoje em dia há soluções muito interessantes para que a criança rabisque a parede e sua “arte” se torne um complemento da decoração. Paredes de quadro-negro, paredes brancas próprias para a escrita, paredes magnéticas, paredes de cortiça… as opções são muitas e variadas. A composição, se bem escolhida, pode ficar perfeitas no ambiente.

Confesso que tenho me decantado pela parede de cortiça. Vejo um mundo de oportunidades para fomentar a criatividade da minha filha. Adoro os pins, poder guardar recados, fotos, desenhos… tudo em um único espaço. Mas, claro, acredito que, para fazer uma parede assim, será necessário esperar que Laura tenha seus 4 anos, já que as tachinhas são pequenas e, com criança, todo cuidado é pouco. Mas, enfim, amei o resultado desta parede:

paredes criativas cortica 00

Como, na nossa sala, já fizemos um pequeno de espaço de arte para Laura, acho que vamos aguardar um pouco para colocar a parede de cortiça. No seu espaço atual, a mesa já lhe serve como suporte para seus desenhos. Tem sempre à disposição rolo de papel, blocos de desenho e gizes e lápis de cor.

Mas divido com vocês várias ideias inspiradoras para fazer paredes criativas em casa.

Paredes de cortiça

Desde já, a solução mais interessante e original. Permite à criança, e mesmo os demais membros da casa, fazer um mural criativo, com pins de recordações, recadinhos, fotos, desenhos…

paredes criativas cortica 01

paredes criativas cortica 02

Paredes de quadro-negro

O resultado visual é muito bonito, mas vejo pouco pratico. Os gizes sujam muito. E mesmo os que são líquidos, ao final, são caros, já que acabam muito rápido.

parede criativa quadro negro 01

parede criativa quadro negro 02

parede criativa quadro negro 03

parede criativa quadro negro 04

parede criativa quadro negro 05

parede criativa quadro negro 06

parede criativa quadro negro 07

Paredes magnéticas

Uma solução bem interessante. No entanto, utilizamos a porta da geladeira como parede magnética. Acredito que nunca colocaria uma em casa.

paredes criativas magnetica 03

paredes criativas magnetica 01

paredes criativas magnetica 02

paredes criativas magnetica 04

paredes criativas magnetica 05

Rolos de papel para desenho

Uma boa opção. Só não colocamos porque Laura já tem um espaço de artes com mesa para suporte da escrita. Creio seja um pouco desnecessário ter duas opções iguais em casa, apenas por ser na parede.

parede criativa rolo de papel 03

parede criativa rolo de papel 06

parede criativa rolo de papel 05

parede criativa rolo de papel 01

parede criativa rolo de papel 02

E vocês? Com qual solução ficariam?

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Histórias de ninar para garotas rebeldes e o empoderamento feminino

Atividades de verão para crianças

Presentes para crianças que não custam nada

Ideias criativas para aprender sobre os planetas do sistema solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *