AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoAtividades de ArtesBrinquedos e JogosHistória Infantil

Pedras de contar histórias e seus benefícios para a criança

pedras de contar historias 07

As pedras de contar histórias é um recurso muito interessante para trabalhar a linguagem com as crianças de uma forma bem divertida. O objetivo principal desta atividade é enriquecer o vocabulário e favorecer a expressão oral da criança. Indiretamente, as pedras de contar histórias ajudam a ordem mental ou a organização lógica do pensamento, posto que a criança deve aprender a ordenar o discurso em sequências temporais e espaciais.

Esse material é ideal para crianças a partir dos 3 anos. Mas podemos ter em conta a individualidade de cada criança.

pedras de contar historias 14

Fonte: Pinterest

Inventando histórias com as pedras

Para explicar a criança o funcionamento desse recurso, você papai ou mamãe deve colocar as pedras desenhadas em um saquinho. Dele retire 3 ou 5 pedras e busque construir uma história com elas, descrevendo os desenhos e as ações. Utilize os marcadores para mostrar à criança o desenvolvimento da narrativa: “era uma vez”, “primeiro/a princípio”, “depois”, “então”, “por último”.

Quando a criança já tenha entendido o processo, convide-a a retirar do saquinho 3 a 5 pedras. Deixe que ela ordene as pedras a seu gosto e, assim, construa sua história.

Também é possível ir tirando pedra a pedra. Deixando a imaginação solta, é possível inventar histórias fantásticas.

pedras de contar historias 13

Fonte: Pinterest

Benefícios de contar histórias a partir de pedras

. Potenciar a oralidade, a escuta e a concentração da criança. Um verdadeiro convite ao uso da imaginação e da criatividade.

. Aproximar a natureza da criança, mostrando-lhe como os elementos naturais podem ser úteis para brincar e desfrutar o tempo.

. Melhorar o desenvolvimento da linguagem, posto que a criança é motivada a criar suas próprias histórias.

. Favorecer a criatividade, quando a criança participa do processo de criação das pedras.

. Desenvolver a autoestima da criança. Como se trata de um jogo livre, não há uma história que esteja mal contada. Logo, a criança se sente livre para desenvolver sua narrativa.

. Pensar soluções para a sequencia da narrativa. Ao ter o fator supresa na atividade (não se sabe que peça vai tirar), a criança deve pensar alternativas para criar um fio condutor na sua história, tendo em conta as demais peças já tiradas.

. Reforçar a concentração. A criança deve estar muito atenta, posto que se trata de um jogo espontâneo e deve ter em conta o que já contou anteriormente.

pedras de contar historias 11

Fonte: Pinterest

Formas de usar as pedras de contar histórias

Como se trata de um recurso aberto, é possível apresentá-lo à criança de diferentes maneiras.

  1. A criança improvisa com a bolsa de pedras.
  2. O narrador explica a história de acordo com a ordem em que vai tirando as pedras.
  3. A criança organiza as pedras de forma determinada antes de começar.
  4. A criança narra a história.A criança dá pistas relacionadas com as pedras que vão sendo tiradas da bolsa.
  5. Esconder as pedras de contar histórias em um ambiente da casa e ir contando a história na ordem em que forem sendo encontradas.
  6. As pedras ficam para baixo e, como em um jogo de memória, a criança vai revelando uma a uma o desenho e, assim, a sequencia narrativa.
  7. Um grupo de crianças pode brincar com as pedras de contar histórias, criando uma narrativa conjunta ou várias.

Nossa experiência com as pedras de contar histórias

Este ano, passamos as férias em um camping. Consideramos um lugar genial para ir com bebê, pois lhe colocaria em contato direto com a natureza. À casa trouxemos 4 pedras bonitas que durante um bom tempo serviu-nos de composição de um enfeite com elementos da natureza. Ao ver o recurso, não duvidei em usá-las.

Minha filha tem 13 meses. Desde que nasceu a temos rodeado de livrinhos. Primeiro com os de pano, os conhecidos livros sensoriais. A partir dos 6 meses começamos a dar-lhe acesso aos livros de folhas duras. Desde esse período começamos a contar-lhe histórias todos os dias.

Como sabemos, em Montessori, a etapa de 0 a 6 anos é considerada um período sensível de linguagem. Logo, a criança tem uma receptividade especial para aprender a língua de forma natural. A atividade das pedras de contar histórias nos pareceu uma boa oportunidade para auxiliar no desenvolvimento da linguagem. E, como adoramos usar a criatividade a imaginação, o melhor é fazer você mesmo as pedras.

Essas são nossas primeiras pedras de contar historias:

pedras de contar historias 06

Preparei o ambiente e fui dando uma cor de tinta e uma pedra distinta por vez, para que Laura as pintasse. Como é ainda um bebê, ela apenas tinha a noção de ‘lambuzar’ a pedra com a tinta. Os detalhes de cima foram feitos por mim, com ajuda de uma tinta bastão brilhante. Busquei desenhar, como pude, uma casa, um sol, um coração e uma lua cheia. Esses eram os elementos sobre os quais gostaria de falar com e para ela.

Obviamente seriam necessárias muitas mais pedras para compor um jogo de pedras de contar histórias. No entanto, acreditamos que não era necessário ainda, posto que nossa menina tem ainda 13 meses.

Para o uso do recurso, coloco as pedras em uma bolsinha e deixo que ela vá tirando uma a uma. Eu vou criando a narrativa e contando-lhe historinhas. O resultado foi incrível. Uso as pedras para falar sobre os elementos pintados. Vejo que ela gosta muito, pois fica quietinha escutando.

Veja um pouco do processo em imagens:

pedras de contar historias 01

pedras de contar historias 05

pedras de contar historias 04

pedras de contar historias 03

pedras de contar historias 02

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.

Posts relacionados

30 ideias Montessori de atividades em casa

Cartões de três partes Animais Selvagens

Ideias para brincadeiras em casa

10 Atividades para a quarentena em casa

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *