A natureza coloca à disposição da criança os materiais necessários para explorar e conhecer melhor o mundo ao redor. Pena que nosso entorno natural esteja tão abandonado e, para a maioria, não seja mais do que um bonito pano de fundo para eternizar momentos de viagem ou em família. A natureza é poderosa e dela podemos extrair recursos únicos, como a tinta de tomate natural que pode ser utilizada para pintar.

Colocamos essa atividade de artes em prática há algum tempo. Laura teria pouco mais de três anos. Na realidade, essa é uma proposta que pode ser realizada, inclusive, com crianças pequenas e, mesmo, maiores.

Material necessário

  • Tomate natural
  • Pilão de madeira
  • Coador
  • Colher
  • Tigela
  • Papel
  • Pincel

Como fazer tinta de tomate natural

Como vocês sabem, esse tipo de atividade é das nossas preferidas. Isso porque surge depois de um passeio em um entorno natural. No caminho nos demos com pequenos tomatinhos. Laura quis trazer para casa e, trabalhando a curiosidade, decidimos provar se era possível fazer uma tinta de tomate natural.

O mais legal da atividade é que a pequena de casa participou de todo o processo. Desde selecionar a matéria-prima, preparar a tinta e pintar.

Para preparar, é super fácil. Primeiramente, a criança retira os pequenos tomates do galho, realizando o movimento de pinça.

pintar com tinta de tomate 02

Já com uso do pilão, amassa os frutos, trabalhando a força dos músculos das mãos, bem como a coordenação motora e viso-espacial.

pintar com tinta de tomate 03

Uma vez triturado, com um coador e uma colher, a pequena coou o tomate, deixando cair em uma tigelinha o extrato. Pronta!

pintar com tinta de tomate 04pintar com tinta de tomate 05

A tinta fica bem rala. Optamos por não adicionar nada que pudesse torna-la mais espessa. Pareceu-nos melhor deixar assim. Tal qual!

Pintar com a tinta de tomate

O momento estrela da atividade é o pintar. Laura adorou pintar e dar-se conta do ralo e líquida que era a tinta extraída do tomate. Também observou o tom de vermelho sobre o papel.

pintar com tinta de tomate 06

Espero que tenham gostado. Lembre-se que a natureza é rica e nos oferece um sem fim de recursos que nos dão a oportunidade de explora-la de diferentes maneiras.

Author

Deixe Uma Resposta