Esta semana, buscando ideias para trabalhar as letras com a Laura, me surgiu uma ideia bem original. Trabalhar poesias visuais é uma forma lúdica de mostrar como a grafia das letras pode dar forma a novas imagens. A pequena está no período sensível da linguagem. Cada vez se interessa mais pelas letras. Mas não forçamos a escrita nem a decoreba de seus nomes. Estamos brincando com ela, descobrindo os sons, reconhecendo grafias. Tudo sempre de forma lúdica. 

Então, antes de ir à proposta, vamos compreender por que a escolha das poesias visuais para trabalhar as letras.

O que é a poesia visual?

A poesia visual é um tipo de poesia cujas palavras se organizam dentro do formato de uma imagem. Isso é a grosso modo, para que possamos explicar a nossos filhos. Como proposta literária, texto, imagens e símbolos se distribuem de forma que o elemento visual assume a principal função organizacional da obra, não dependendo da existência de símbolos da escrita para que se caracterize como uma poesia em si. 

Dessa forma, basta que exista uma informação organizada de forma artística através de elementos gráficos ou visuais para que tenhamos uma poesia visual. Em outras palavras, uma figura se forma no papel a partir do uso de signos individuais (símbolos ou letras gráficas). Para a poesia visual, o conceito de poesia é mais abstrato do que prático. 

O poema visual mais antigo seria O Ovo, de Simmias de Rodes (300 a.C.), um poema visual cujo texto foi organizado em formato de ovo. 

o ovo simias de rodes

Também são exemplos de poesias visuais o caligrama, boa parte da poesia concreta Un Coup de Dés Jamais N’Abolira le Hasard, de Mallarmé, a maior parte da poesia de e.e. cummings, os poemas letristas e futuristas que exploravam recursos tipográficos, os poemas de Joan Brossa e Wlademir Dias-Pino

Como trabalhar as poesias visuais com as crianças?

Sempre que queiramos trabalhar com as artes, antes de tudo, é preciso expor a criança a esse material. Então, o primeiro que fizemos foi criar um entorno no qual Laura visse poesias visuais em casa. Imprimir as imagens e as fixei nas paredes do corredor, bem como no seu cantinho de leitura. 

Como ela está no período sensível de leitura, mas também gosta muito de desenhos, não demorou muito para que ficasse alucinada de ver as imagens criadas. Logo se deu conta de que ali não havia cores, mas letras. Todo um descobrimento.

Para isso, escolhi trabalhar com a poesia visual de Joan Brossa. Através de sua poesia trabalhamos as letras do alfabeto. Todo um sucesso. Muitas de suas obras são compostas apenas de letras ou palavras de poucas letras. Um verdadeiro achado para trabalhar com as crianças. 

O mais relevante aqui é mostrar para a criança que podemos aprender brincando com as letras. Além disso, mostramos a ela que as palavras podem criar novas imagens no papel. 

Abaixo deixo o link das propostas de atividades com letras do alfabeto a partir da poesia visual de Joan Brossa. Super interessante e muito legal de fazer. Além de entrar no universo da alfabetização de forma lúdica, estreitamos o contato da crianças com a arte e a literatura.

Atividades com nome próprio para Educação Infantil 3 anos

Exemplos de poesias visuais para trabalhar com as crianças

Fiz uma seleção de poemas visuais infantil, ou seja, que podem ser trabalhadas com a criança desde os 3 anos até os 12. Obviamente, para cada idade, a abordagem será distinta. O importante é ter em conta que o trabalho entre texto e imagem podem favorecer uma série de atividades interessantes.

poesias visuais joan borra
Poema visual, Joan Brossa

 

Caligrama, de Auguste Apollinaire
Caligrama, de Auguste Apollinaire

 

Luxo Lixo, de Augusto de Campos
Luxo Lixo, de Augusto de Campos

 

Velocidade, de Ronaldo Azeredo
Velocidade, de Ronaldo Azeredo

 

Palavras, de Augusto de Campos
Palavras, de Augusto de Campos

 

A Ave, de Wlademir Dias-Pino

Atividades de alfabetização para crianças

Atividades de alfabetização para crianças é uma seção da nossa web, relacionada às atividades educativas, que traz um monte sugestões para o processo de leitura e escritura. Visite:

Deixe Uma Resposta