Disciplina PositivaEducação Emocional

Por que meu filho não recolhe os brinquedos?

recolher brinquedos

Você já terá pedido uma e outra vez a seu filho para recolher os brinquedos quando parasse de brincar. E ele, uma e outra vez, fez pouco caso e deixou tudo espalhado. O que você fez, então? Provavelmente, gritou que já estava cansada de pedir. E, se não bastasse, para que seu filho guardasse tudo, decidiu que o faria aprender na marra. Só sai pro pátio quando terminar de arrumar a bagunça. Enquanto não estiver tudo limpo, não tem desenhos animados.

Então, porque a criança não recolhe os brinquedos?

Há vezes que as crianças tem tantos brinquedos com que jogar que no momento de guardar tudo não sabem organizar. Se desesperam e acabam deixando tudo jogado. O que você poderia fazer? Primeiro reduzir o número de brinquedos. Peça que escolha um ou dois para brincar. Na hora de recolher, nas primeiras vezes, ajude-o mostrando como ordenar tudo no fim da brincadeira.

A importância de ajudá-los está em não dar por sentado que as crianças sabem ordenar, porque já o tenha ensinado. O melhor é observar o que seu filho está fazendo para que possa ver se seus esforços foram suficientes. Pode ser que você tenha uma surpresa.

E não fique com raiva se seu filho não aprender nas primeiras vezes. É preciso paciência. Observe bem o modo como você solicita a seu filho que recolha os brinquedos. É um castigo? Ou você já lhe ordena com mal humor por ver tudo bagunçado? É preciso manter a calma. Cada criança tem seu ritmo. Pode ser que seu filho demore um pouco mais que outros meninos de sua idade a adotar a rotina de guardar brinquedos.

E lembre-se, ainda que você queira que recolha os brinquedos cada vez que brinque, pode ser que seu filho esteja tão cansado que, ao terminar a brincadeira, o único que queira é descansar. Não seja tão duro com ele, seja sim persistente. Não tenha dúvidas de que mais dia menos dia você conseguirá.

* Foto: Bekia Peques

Posts relacionados

Os castigos funcionam?

Livro sensorial infantil

Blocos de construção infantil

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *