Atividades EducativasPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

Por que se ensina a tecer nas escolas Waldorf?

tecer nas escolas waldorf

As crianças mantêm as agulhas em ambas as mãos, dando a cada uma sua respectiva atividade, estabelecendo, assim, de imediato, a “lateralidade”, assim como também o controle do olho sobre a mão, conseguindo, desde o princípio, um grau de controle sobre sua vontade.

A mão direita deve introduzir uma agulha no laço de fio que está na agulha esquerda, conseguindo, no processo, atar um nó. Somente um constante controle da mão pode conseguir tal façanha, pelo que o poder de concentração se transforma no despertar. De fato, não existe outra atividade realizada pelas crianças de sete ou oito anos de idade que possam evocar esse nível de atenção.

Mediante o uso de diferentes cores e diferentes quantidades de filas, o professor fomenta, através do tecer, a atenção dos números e a flexibilidade no pensamento. Como as crianças aprendem mais de aritmética, os professores podem elaborar modelos que requerem duas fileiras de azul, seguido de quatro fileiras de amarelo, seguido de seis fileiras de azul, etc. Dessa maneira, se reforçam as habilidades numéricas, mas de forma agradável.

Toda essa formação ajuda na concentração, conseguindo fortalecer “a vontade de ensinar a pensar”. E essa habilidade é a que permitirá às crianças conseguirem a capacidade de resolução de problemas em anos posteriores.

Você sabia…

Recentes pesquisas neurológicas confirmam que a mobilidade e a destreza na motricidade fina, sobre tudo na mão, pode estimular o desenvolvimento celular no cérebro e, assim, reforçar a base física do pensar. O trabalho realizado durante os últimos setenta e cinco anos em centos de escolas Waldorf em todo o mundo, onde desde o primeiro grau se aprende a tecer antes de aprender a escrever ou manipular números, também se demonstrou sua eficácia nesse sentido.

Os especialistas em dificuldades de aprendizagem assinalam que “a capacidade para programar um ato motor, mostra uma estreita relação com a leitura”.

* Texto de Cuartocreciente.edu.ar

Leia também:

Pedagogia Waldorf

Nesta seção você pode encontrar vários textos interessantes acerca dessa pedagogia alternativa. Também mostramos propostas de atividades inspiradas em Waldorf. Vale a pena acessar, conhecer mais dessa abordagem e como aplica-la em casa com nossos filhos.

Posts relacionados

Um jogo de tecer bem natural

Usando a tábua de contar números com flores

Tear para crianças: atividade de tecer

Tábua de contar números Grimm's

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *