Educação Emocional

Por que toda escola deveria aplicar mindfulness para crianças?

mindfullness para criancas

O mindfulness é uma filosofia de vida que consiste da prática de exercícios de meditação e relaxação para a atenção plena, aprendendo a estar no presente aqui e agora. E nesta publicação abordamos os benefícios do mindfulness para crianças e como a escola poderia se aproveitar de suas técnicas para melhorar o comportamento e o rendimento dos alunos.

Eu sou praticante de mindfulness. Tenho buscado me preparar para, dentro de pouco, poder ajudar minha filha a realizar exercícios que possam auxilia-la na melhor compreensão da vida. A partir das minhas pesquisas, as quais compartilho com vocês, chego à conclusão do quão seria importante que todas as crianças pudessem se beneficiar do mindfulness.

Cada vez me convenço mais de que a escola poderia ser o grande vetor a favorecer a aplicação de um programa de mindfulness. Bastariam 5 ou 10 minutos ao dia para que pudessem ajudar às crianças na prevenção do estresse, fomentando o bem-estar e melhorando o comportamento.

Mindfulness para crianças nas escolas

Vários estudos tem demonstrado que um programa de treinamentos de mindfulness na escola pode trazer muitos benefícios para melhoria do entorno escolar e familiar. Dentre eles, podemos destacar:

Maior concentração

Ao exercitar a atenção plena em um só objeto, pode-se desenvolver a concentração e, consequentemente, uma maior sensação de calma. Queixamo-nos de que nossos filhos fazem tantas coisas ao mesmo tempo que não conseguem se ater a apenas uma coisa. Esse recurso poderia favorecer um melhor rendimento acadêmico.

Gestão emocional e controle dos impulsos

Ao colocar a atenção na experiência do momento presente, contribui-se para aumentar a autoconsciência. Através da atenção plena, podemos aprender a reconhecer a emoção, logo refletir antes de reagir no impulso. Muitas vezes, quando estamos desconcentrados, algo nos inquieta, estamos sob situações de estresse ou emoções intensas. Se a criança reconhece suas emoções, conseguirá encontrar com mais facilidade resoluções em situações de conflito.

Aumenta a empatia

A empatia é a base da compaixão. Trata-se de saber reconhecer o que o outro sente sem que seja necessário um comunicado com palavras. Isso contribui para a tolerância, para que as pessoas não se façam dano entre si. Ao aumentar a empatia, possibilitamos que a criança não se centre apenas em seu próprio interesse. Ela passa a ter em conta os interesses dos demais. Além disso, o mindfulness ajuda a criança a regular suas próprias emoções. Contribui, portanto, para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Como podemos ajudar nossos filhos a praticar mindfulness?

Infelizmente nosso sistema educativo está centrado no desempenho competitivo. É melhor o aluno que memoriza mais, que tira melhores notas. Os demais são, pouco a pouco, abandonados pelo sistema. Especialmente nesses alunos, situações de estresse, ansiedade e hostilidade contribuem para seu fracasso escolar. Para educar nossos alunos para um mundo de paz, seria necessário prestar atenção à aprendizagem emocional, a fim de fomentar neles a confiança, a alegria, o bem-estar, enfim, a estabilidade emocional. Isso os ajudaria muito a conseguir recursos que lhes permitam ir adiante e melhorar seu rendimento acadêmico.

Mas é certo que, se queremos compartilhar com sucesso a atenção plena, é preciso que sejamos nós pais e os educadores a exercitá-lo também, pois, se sabemos administrar nossas emoções, seremos capazes de auxiliar nossas crianças com o mesmo, seja em casa ou na escola. Alguns conselhos podem ser fundamentais para colocar em prática a meditação mindfulness em casa.

Recomendamos que leia também os posts:

Posts relacionados

O urso: exercício de respiração para relaxar

Mindfulness para crianças - o que é, benefícios da atenção plena e exercícios

Aprender a Inspirar e Expirar - Mindfulness

Brincando de Mindfulness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *